24 C
Amambai
terça-feira, 30 de abril de 2024

Se a salvação é pelas obras da Lei, Jesus morreu em vão?

2021-03-05 11:24:50

Alguns religiosos pregam que, quem não guarda os preceitos da lei do Antigo Testamento não se salva. Mas isto é engano ou falta de entendimento, pois, a partir da morte e ressurreição de Jesus, todos são salvos pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei: “Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê” (Rm 10.4). “Mas, se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça” (Rm 11.6).

 

Deus nos libertou das ordenanças da lei e nos adotou como seus filhos mediante à graça: “Mas vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos” (Gl 4.4,5). “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8,9).

 

Jesus não invalidou, mas, cumpriu toda a lei e seu propósito: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir” (Mt 5.17). Jesus cumpriu a lei com perfeição: “(Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou), e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus” (Hb 7.19). A lei deu lugar à graça: “Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê” (Rm 10.4). 

 

A lei foi estabelecida para conduzir o povo à Cristo: “Mas antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que, pela fé, fôssemos justificados. Mas, depois que a fé veio, já não estamos debaixo de aio. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo” (GL 3.23-27).

 

Ninguém é salvo pela lei, mas por Cristo: “Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo e não pelas obras da lei, porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada” (Gl 2.16). “Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde” (Gl 2.21).

 

Viver pelas obras da lei é viver debaixo de maldição: “Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las. E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé” (Gl 3.10-11). “De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes” (Gl 5.4). A salvação é pela graça e não pela lei: “Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (Jo 1.17). “Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Gl 5.14).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete