31.2 C
Amambai
sábado, 27 de abril de 2024

Censo mostra que MS tem 17,4 milhões de bois

2007-12-24 15:20:00


Os resultados preliminares do Censo Agropecuário 2007, divulgado sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), mostram que o rebanho bovino de Mato Grosso do Sul chega a 17.405.345 milhões de cabeças.

Este montante é correspondente aos 65.619 estabelecimentos agropecuários (fazenda e sítios) visitados pelos técnicos do IBGE. Até o momento, o órgão conseguiu levantar os dados de 73,3% das fazendas e sítios existentes no Estado. O órgão estima que pelo menos 2,5 mil estabelecimentos ainda tenham que ser visitados para a coleta de informações. Em todo o país, foram encontrados até momento pelo menos 82,52% do rebanho existente até o ano passado.

MS é um dos Estados com maior atraso no levantamento dos dados do Censo Agropecuário 2007. Conforme o IBGE, durante o início da coleta dos Censos Agropecuários, os técnicos do órgão encontraram dificuldades para localizar os proprietários das fazendas, já que muitos estabelecimentos tinham cadeados em suas porteiras, ou a pessoa responsável pelo estabelecimento não residia no local a ser pesquisado, fazendo com que o recenseador voltasse várias vezes ao mesmo estabelecimento ou enviasse o questionário para outro município ou Estado para ser preenchido.

Na etapa final de coleta, que deverá estender-se até o mês de janeiro de 2008, o IBGE busca localizar quase 2,5 mil proprietários de estabelecimentos, sendo que 1,5 mil são donos de fazendas no Estado e residem fora de MS. Destacando-se o Estado de São Paulo e Paraná, onde está a maioria dos donos de propriedades em MS. Existem também casos de proprietários residindo na BA, MG, RS, MT, GO e até no Acre.

Em relação ao cronograma inicial, o trabalho já está atrasado em quase seis meses. Os donos de fazenda que não responderam ao questionário e queiram fazê-lo podem procurar as unidades IBGE no Estado.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete