2007-12-16 16:44:00
Ao participar da 6ª Conferência Nacional de Assistência Social, que termina nesta segunda-feira (dia 17) em Brasília, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, afirmou que o aperfeiçoamento do Programa Bolsa Família, com a capacitação profissional das famílias beneficiadas, pode não ocorrer por causa da rejeição da prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) pelo Senado Federal.
“Pode ser que esse aperfeiçoamento do Bolsa Família para possibilitar a autonomia das famílias que atendemos sofra alguma restrição”, disse o ministro. Na avaliação de Patrus, a distribuição de recursos para o programa não deve ser afetada, pois o Bolsa Família, salientou, é uma prioridade do governo.
“Os ajustes serão determinados pelo presidente Lula depois de conversar com os ministros da área social e da área econômica”, informou. Ele, no entanto, acredita que a execução do Bolsa Família seja indiretamente afetada por causa de outros programas integrados à política social do governo que devem sofrer cortes.
O ministro disse ainda que programas que tinham a expansão prevista, como o Programa de Atenção Integral às Famílias e o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, podem sofrer atrasos. “Teremos de fazer alguns reajustes e é possível que alguns programas não tenham a expansão que gostaríamos que tivessem”, afirmou em entrevista para a Agência Brasil.











