2019-11-04 11:41:19
:quality(80)/wp-content/uploads/site/images/posts/cke3705dc046d89e112907.jpg)
O prefeito de Caarapó, André Nezzi (PSDB), entregou na última sexta-feira (1º) as obras da quadra poliesportiva coberta da Escola Municipal Indígena Ñandejara – Extensão Lóide Bonfim Andrade, na Reserva Indígena Te’yikue. O ato reuniu autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, além de da comunidade escolar e população local.
A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura informou que a quadra foi construída com financiamento do Ministério da Educação, através de Termo de Compromisso entre o Município e o governo federal, por meio do Programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE/PAR, com apoio do então deputado federal Antônio Carlos Biffi.
Com área de 861,56 m², a quadra tem dois vestiários, um depósito, um alambrado em torno da área de esportes e arquibancadas. Foram investidos R$ 851.892,40 de recursos financeiros na obra, dos quais R$ 173.875,03 de verba própria do município.
O objetivo da obra é beneficiar os alunos em suas atividades nas aulas de educação física e a comunidade na prática de esportes. Desde o início de sua criação, a extensão Lóide Bonfim de Andrade nunca dispôs de uma quadra de esportes. Os alunos sempre praticaram as aulas de educação física em espaços adaptados, no chão, expostos ao sol.
:quality(80)/wp-content/uploads/site/images/posts/cke6155dc0471b79168481.jpg)
“Sendo assim, a entrega desta quadra é um grande ganho para a educação, pois, muito além de cumprir com o currículo escolar e oferecer aulas de educação física a crianças e adolescentes, uma quadra esportiva nas escolas serve como um instrumento para a promoção de saúde e desenvolvimento de habilidade sociais importantes na vida adulta”, destacou a secretária de Educação, Ieda Maria Marran.
Para o prefeito André Nezzi, a comunidade indígena tem poucos espaços para a prática de esportes. “A gente fica feliz em poder reduzir essa carência e entregar esta obra e podemos ver a alegria da comunidade escolar, o que nos deixa com a sensação do dever cumprido”, pontuou o dirigente.
Extensão da Escola Municipal Indígena Ñandejara, a Escola Lóide Bonfim Andrade, na Reserva Indígena Te’yikue, atende 230 alunos do primeiro ao quinto ano.
Além do prefeito André Nezzi, o ato de inauguração da quadra de esportes foi prestigiado pela presidente da Câmara de Vereadores, Marinalva de Souza Farias da Costa (DEM) e pelo vereador Manoelito Bagaceira (PDT), secretários municipais Ieda Marran (Educação, Esporte e Cultura), Aparecido dos Santos (Governo e Infraestrutura), Valberto Ferreira Costa (Saúde), Roberto Sanches Nakayama (Planejamento, Projetos e Habitação) e Janaína Guedes (Assistência Social). O ex-deputado federal Biffi foi representado pela coordenadora de Projetos e Convênios da prefeitura, Alessandra Prudêncio. Também participaram do evento o coordenador geral da Educação Escolar Indígena, Lídio Ramires, o diretor da Escola Ñandejara, Rogério Motta, o capitão da aldeia, Adão Manoel, e o ex-vereador indígena Otoniel Ricardo.