26.2 C
Amambai
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Prefeitura vai tirar famílias de situação precária em Amambai

2018-04-23 20:17:00

Vilson Nascimento

A prefeitura e o Governo do Estado, por meio da AGEHB (Agência Estadual de Habitação de Mato Grosso do Sul) firmaram parceria para beneficia famílias que hoje residem em situação precária, em Amambai.

A assinatura do convênio para a ação comunitária dentro do contexto do programa “Substituição de Moradias Precárias”, foi realizada na quarta-feira, 18 de abril, pelo prefeito, Dr. Edinaldo Bandeira e os representantes do Governo do Estado, em Campo Grande.

Segundo Dr. Bandeira a parceria prevê que a prefeitura entra com o terreno, quando for o caso e com a mão de obra e o Governo do Estado entra com o material de construção para a edificação das moradias.

De acordo com o prefeito, Amambai vai construir 12 unidades habitacionais pelo programa. Uma vai beneficiar um funcionário público municipal aposentado, que teve a casa destruída por um incêndio na região do Conjunto Habitacional Alcindo Franco Machado.

Também serão atendidas famílias moradoras em situação de risco na região da Vila Jussara e principalmente em uma área de ocupação na região da Vila Cristina.

A reportagem do grupo A Gazetanews esteve na Vila Cristina e averiguou in loco a situação precária que as famílias vivem.

A família da diarista Rosana da Silva Ramos, de 47 anos, que deverá ser beneficiada pelo programa, mora há dois anos em um barraco feito a base de lona e pedaços de madeira. São nove pessoas, entre elas quatro crianças, vivendo em situação precária, sem energia elétrica e sem água potável.

Segundo a diarista, ela alugava uma casa, mas o serviço ficou escasso, por conta disso não conseguiu mais pagar o aluguem e se viu obrigada a construir e se mudar para o barraco.

Como o lençol freático da localidade é alto, a água de poço é contaminada e barrenta, por conta disso Rosana depende da bondade de pessoas que moram em local com rede de água as Sanesul, para ter água potável para consumir e cozinhar. A mesma coisa ocorre com a energia, que chega ao barraco por meio do chamado “rabicho”.

Para Rosana a possiblidade de ter uma casa própria é a realização de um sonho para ela e para toda sua família.

Segundo o prefeito, Dr. Bandeira, o programa Substituição de Moradias Precárias, com já diz o nome, prevê em sua situação genérica, a substituição da moradia precária por outra no próprio terreno do beneficiário, mas no caso de Amambai, apenas 3 das 12 casas à serem construídas serão edificadas nos terrenos dos próprios beneficiários. O restante terão que ser removidas para locais salubres.

De acordo com o prefeito, nove famílias serão removidas dos locais onde vivem atualmente e ganharão nova moradia na região do Residencial Pôr-do-Sol II.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete