24.5 C
Amambai
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Coronel Sapucaia despolui meio ambiente

2007-09-01 13:57:00

 Dino Viana


                Durante muito tempo a prática de jogar lixo e entulhos na linha internacional próximo à Vila Industrial, em Coronel Sapucaia, tem deixado a região em desconforto devido à poluição e mau cheiro provocados pela decomposição dos objetos e até animais mortos jogados no local.


                Dentre os problemas mais comuns, destaca-se, a grande quantidade de sacolas plásticas, que depois de jogadas no local são espalhadas pelo vento e levadas até as residências dos moradores das proximidades, sem contar que muitas delas ficam poluindo o meio ambiente. 


                O mau cheiro tem atraído insetos, como moscas, mosquitos e outros, incomodando os moradores, e até mesmo trazendo possibilidade de doenças. O local há muito tempo atrás foi usado como depósito de lixo do município, porém, atualmente é proibido jogar lixo ou entulhos na localidade.


                O departamento municipal de meio ambiente solicitou ao prefeito Ney Kuasne que adotasse medidas urgentes para solucionar a problemática; prontamente os equipamentos da prefeitura foram disponibilizados para fazer a remoção do lixo e entulhos.


                Funcionários da administração foram deslocados para limpar a área, inclusive, para catar as sacolas plásticas espalhadas pela região, uma a uma, limpando totalmente aquela localidade. O departamento de meio ambiente fixou placas na área, com os dizeres, “proibido jogar lixo”, desta forma espera-se que a população também contribua para manter despoluída aquela região. 


                O município vem se preocupando com questões ambientais; em julho do corrente ano foi criado o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CADES, com competência de formular a política municipal de proteção ao meio ambiente através de recomendações e propostas de planos e projetos, sempre com o intuito de proteger o meio ambiente.


                O referido conselho já promoveu mobilizações populares, plantio de árvores, isolamento da nascente do Rio Amambai, construção e reforma de pontes, manutenção das estradas vicinais, conscientização através de meios de comunicação (jornais, emissoras de rádio e TV), bem como a sinalização das áreas de proteção ambiental do município, alertando para a questão da preservação do meio ambiente.


                De acordo com Luiz Moacir Pereira, diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente e Turismo, e coordenador do CADES, as ações voltadas à proteção ambiental são possíveis devido aos recursos do ICMS ECOLÓGICO que são direcionados ao município para serem gastos com esta finalidade.


                O prefeito municipal Ney Kuasne disse que: “todo investimento aplicado na preservação do meio ambiente resulta numa melhor qualidade de vida, pois um ambiente saudável trás muitos benefícios, como prevenção de doenças, e conseqüentemente melhorando a saúde da população”.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete