24 C
Amambai
terça-feira, 30 de abril de 2024

Acusação convida 30 pessoas para sessão com Dilma no Senado

2016-08-28 22:01:00

A advogada Janaína Paschoal, uma das autoras do pedido de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, divulgou neste domingo (28) a lista de convidados da acusação para acompanhar o depoimento da petista no Senado nesta segunda-feira (29). Conforme o G1adiantou, a relação prioriza representantes de movimentos sociais.



Dilma terá 30 minutos para fazer um pronunciamento em defesa própria, tempo que poderá ser estendido a critério do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowki, que comanda os trabalhos. Em seguida, ela será questionada pelo senadores, mas poderá escolher quais responder.

A relação da acusação, com 30 nomes, prioriza representantes de movimentos sociais e inclui Maria Lucia Pereira Wilken Bicudo, filha do jurista Hélio Bicudo, um dos autores do pedido de impeachment ao lado de Janaína e do advogado Miguel Reale Júnior.



Também estão convidados Kim Kataguiri, do Movimento Brasil Livre (MBL), Rogério Chequer, do Vem pra Rua, e Carla Zambelli, porta-voz do NasRuas.



Em outubro do ano passado, Carla foi uma dasmanifestantes que se algemaram em volta de uma coluna do Salão Verde da Câmara dos Deputados para pressionar o então presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a abrir o processo de impeachment.



A acusação chamou ainda as advogadas Beatriz Kicis Torrents de Sordi e Claudia de Faria Castro, autoras de um dos pedidos de impeachment do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.



No pedido entregue ao Senado, elas argumentaram que Janot também deveria ter pedido, ao Supremo Tribunal Federal (STF), a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma por suposta tentativa de obstrução às investigações da operação Lava Jato, quando a petista enviou um termo de possa para Lula chefiar a Casa Civil.

Segundo Janaína, a maioria dos nomes da lista foi indicada pela sociedade civil. "Os movimentos indicaram 27 pessoas, as demais foram apontadas pela assessoria dos senadores", afirmou aoG1.

Do lado da presidente afastada, a lista também já foi divulgada e entre os convidados estão Lula, 18 ex-ministros e presidentes de partidos aliados, incluindo PT, PCdoB e PDT.



A plateia deverá ser acomodados na galeria, que é a parte superior destinada ao público. Cada parte ficará de um lado, separada pelas equipes de TV e fotógrafos.



Veja a lista dos convidados da acusação:

– Carla Zambelli Salgado, porta-voz do movimento Nas Ruas

– Rogério Chequer Ramalho Rocha, líder do movimento Vem pra Rua

– Maria Lucia Pereira Wilken Bicudo, filha do jurista Hélio Bicudo, um dos autores do pedido de impeachment

– Beatriz Kicis Torrents de Sordi, procuradora do Ministério Público Federal no DF aposentada e integrante do grupo Revoltados Online. Foi uma das autoras de um dos pedidos de impeachment do procurador-geral da República, Rodrigo Janot

– Claudia de Faria Castro, advogada Foi uma das autoras de um dos pedidos de impeachment do procurador-geral da República, Rodrigo Janot

– Josie de Assis Brasil Gonzalez, advogada

– Kelly Christine Oliveira, advogada

– Katia Bizzotto Petrin

– Dennis Henrique Possani Ribeiro

– Patricia Bueno Netto, advogada

 Aurélio de Macedo Rodrigues

– Joice Cristina Hasselmann, jornalista

– Fernando Silva Bispo, conhecido como Fernando Holiday, integrante do Movimento Brasil Livre (MBL)

– Kim Patroca Kataguiri, líder do MBL

– Ana Paula Conti Bastos

– Ricardo Honorato Ribeiro

– Carlos José Fonseca Torquato Júnior

– Roberta Monteiro de Almeida

– Selene Peres Peres Nunes, servidora licenciada da Secretaria do Tesouro Nacional e perita assistente da acusação no processo de impeachment

– Jailton Almeida do Nascimento

– Maria Luisa Furtado de Moura Guido

– Stelson Santos Ponce de Azevedo

– Solange Souza Santos

– Luiz Phillipe de Orleans e Bragança, líder do grupo Acordo Brasil e membro da família real do Brasil

– Nilton Masi Caccáos Junior, integrante da loja maçônica Grande Oriente Paulista

– Renan Antonio Ferreira dos Santos, integrante do MBL

– Hugo Cunha Goldfeld

– Osmar Pereira de Barros Filho

– Marcelo Coelho Ssouza de Oliveira

– Marco Aurelio Chagas Martorelli, advogado

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete