33.3 C
Amambai
sábado, 27 de abril de 2024

A pedido do governo de MS, ministro mantém FN por mais 180 dias

2016-02-01 18:01:00

A Força Nacional de Segurança Pública vai permanecer pelo menos mais 180 dias em Mato Grosso do Sul. A portaria prorrogando a presença do grupo nas fronteiras do Brasil com o Paraguai e a Bolívia, assinada pelo ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, foi publicada nesta segunda-feira (1º) no Diário Oficial da União.

Veja Mais
› União realiza audiência pública sobre implantação de ferrovia amanhã
› Sem PF, Funai busca apoio do Exército para ir à área de conflito na fronteira

A prorrogação foi solicitada pela governadora em exercício Rose Modesto (PSDB) no dia 21 de janeiro deste ano. A permanência da tropa em Mato Grosso do Sul vem sendo prorrogada desde agosto do ano passado.

Coma publicação de hoje, a FNSP permanecerá no Estado até 1º de agosto deste ano “para atuação de forma complementar, em apoio às atividades da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, nas ações de preservação da ordem pública, especialmente na região de fronteira com o Paraguai e com a Bolívia, no combate ao tráfico e ao contrabando no Estado de Mato Grosso do Sul”.

Em Mato Grosso do Sul, a Força Nacional atua também em áreas de conflito entre índios e fazendeiros pela posse da terra, como acontece atualmente em Coronel Sapucaia e Juti.

Conforme o Ministério da Justiça, a operação terá o apoio logístico do governo estadual, que pelo acordo de cooperação técnica se compromete a dispor de infraestrutura necessária à instalação de base administrativa, bem como permissão de acesso aos sistemas de informações e ocorrências, no âmbito da Segurança Pública, durante a vigência da portaria.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete