24 C
Amambai
terça-feira, 30 de abril de 2024

Escribas e fariseus – Por Eloir Vieira

2015-10-02 16:29:00

Moisés foi o homem escolhido por Deus, para libertar o seu povo (os israelitas), da escravidão no Egito (Livro de Êxodo). Também foi Moisés quem entregou aos israelitas as tábuas de pedra com os mandamentos e as leis de Deus.

Os escribas eram homens considerados doutores, mestres especializados no estudo e na aplicação da lei ou Torá. E os fariseus, a maioria não sacerdotes, mas participavam voluntariamente dos cerimoniais religiosos e praticavam diversos rituais como lavar as mãos antes e depois das refeições. Eram conhecidos por darem o dízimo de tudo, até das ervas; e exigiam dos israelitas o cumprimento dos mandamentos de Deus em todos os seus detalhes, sem, no entanto, praticarem o que pregavam.

Jesus exortava-os, dizendo: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer essas coisas e não omitir aquelas. Condutores cegos! Coais um mosquito e engolis um camelo” (Mt 23.23,24).

Jesus fez um relato de como eles se vestiam e se comportavam perante a sociedade: “E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens, pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes, e amam os primeiros lugares nas ceias, e as primeiras cadeiras nas sinagogas, e as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens: – Rabi, Rabi” (Mt 23. 5-7).

Os fariseus, amavam se “aparecer” e serem chamados de “Rabi”, título que os israelitas davam a chefes, mestres religiosos. Jesus também era chamado Rabi.

Jesus deu uma lição aos seus discípulos, e a todos que se predispõem a segui-lo: “Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. Porém o maior dentre vós será vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mt 23. 8-12).

Quantos “escribas e fariseus hipócritas” existem hoje? Pessoas que se intitulam Rabi, mestre, chefe, ou pai. Leem a Bíblia, porém, não praticam os ensinamentos! Ainda por cima exigem o cumprimento de algumas ordenanças da lei para o seu próprio benefício! Ignoram que não vivemos mais pelas ordenanças da lei, mas pela fé em Jesus Cristo!

A lei e os profetas duraram até João (Lc 16.16). Agora é o arrependimento (Mc 1. 2-8).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete