27.9 C
Amambai
domingo, 3 de agosto de 2025

Você busca os conselhos de Deus? – Por Eloir Vieira

2015-09-26 09:57:00

Logo depois de Israel ter invadido a Palestina nos dias de Josué, os israelitas foram iludidos a assinar, com um grupo de pagãos enganadores, um tratado de paz em desacordo com as Escrituras. A causa desse trágico erro é claramente revelada na Palavra de Deus: “Então, aqueles homens israelitas tomaram da sua provisão e não pediram conselho à boca do SENHOR” (Josué 9.14).

Aqueles pagãos – os gibeonitas – só trouxeram confusão para Israel. Veja Josué 10.4-15; 2Samuel 21.1-14. Fica claro neste exemplo que antes de tomarmos uma decisão importante, devemos consultar a Deus e esperar a sua resposta: “E, se alguém de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada” (Tiago 1.5). Deus não erra! Busque-O com jejum e oração!

Pedir conselhos a Deus é a atitude mais sábia e acertada que devemos ter. Ele sempre sabe de todas as coisas e não erra nos cálculos e resultados. Um cristão deve orar sempre para conhecer e fazer a vontade de Deus para não errar. Até o Senhor Jesus, quando foi para escolher seus discípulos, antes, foi ao monte orar e pedir o conselho do Pai celestial: “E aconteceu que, naqueles dias, subiu ao monte a orar e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos” (Lucas 6.12,13).

Sempre que formos tomar alguma decisão importante, devemos nos prostrar diante de Deus com Jejum e oração, e esperar a resposta de Deus. Quando Moisés foi receber as tábuas com os mandamentos de Deus, ficou no monte quarenta dias e quarenta noites em jejum total! Só Deus sustentou Moisés: “Subindo eu ao monte a receber as tábuas de pedra, as tábuas do concerto que o SENHOR fizera convosco, então fiquei no monte quarenta dias e quarenta noites; pão não comi e água não bebi” (Deuteronômio 9.9). Quando o povo pecou, Moisés jejuou para conseguir o perdão de Deus (Dt 9.18, 25-29).

Elias jejuou 40 dias e 40 noites nas perseguições (1Rs 19.8). Daniel buscava Deus em jejum e oração: “E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração, e rogos, e jejum, e pano de saco, e cinza” (Dn 9.3); em outra situação orou e jejuou por 21 dias (Dn 10.3). O apóstolo Pedro teve uma visão mostrada por Deus, enquanto jejuava e orava (Atos 10.9-16). O apóstolo Paulo jejuava e orava em todas as situações: “Nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns” (2Co 6.5).

Busque em Deus as respostas para todas as coisas: “Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terra plana” (Salmo 143.10).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 01 de agosto de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete