10.8 C
Amambai
segunda-feira, 13 de julho de 2026

Alcides Bernal morre após internações por problemas cardíacos

Ex-prefeito estava sob custódia e havia retornado à Santa Casa após sofrer nova piora no quadro de saúde

O ex-prefeito de Campo Grande Alcides Bernal morreu na madrugada desta segunda-feira (13), na véspera de completar 61 anos. Ele havia sido hospitalizado duas vezes desde a semana passada devido a problemas cardíacos.

Bernal recebeu alta da Santa Casa na sexta-feira e retornou ao Presídio Militar Estadual Fidelcino Rodrigues, localizado no Complexo Penal do Jardim Noroeste. Menos de dois dias depois, voltou a passar mal e precisou ser levado novamente ao hospital.

No sábado, ele foi internado na ala vermelha da unidade hospitalar, em estado de grande fragilidade e com a pressão arterial muito baixa.

A morte ocorreu na madrugada desta segunda-feira. A informação foi confirmada pela Polícia Militar, que fazia a escolta de Bernal, e pelo seu advogado de defesa, Wilton Acosta. Recentemente, o ex-prefeito passou por dois cateterismos e por uma cirurgia cardíaca.

Roberto Carlos Mazzini era fiscla tributário do Estado (Foto: redes sociais)
Alcides Bernal estava preso desde 24 de março de 2026, quando se entregou à polícia após a morte do auditor fiscal aposentado Roberto Carlos Mazzini, de 61 anos, atingido por disparos em um imóvel no Jardim dos Estados, em Campo Grande. A prisão preventiva foi decretada no dia seguinte, 25 de março.

O caso teria ocorrido em meio a uma disputa envolvendo o imóvel onde Bernal morava. A Justiça determinou que o ex-prefeito fosse levado a julgamento pelo Tribunal do Júri, acusado de homicídio qualificado, porte ilegal de arma de fogo e invasão de domicílio. A defesa sustentava a tese de legítima defesa, que foi rejeitada pelo juiz na decisão de pronúncia. Bernal permanecia preso preventivamente enquanto aguardava julgamento.

O ex-prefeito começou a vida pública como radialista no início dos anos 90 e foi apresentador de programa de televisão, ganhando muita popularidade. Ele também foi advogado. Bernal tinha forte articulação na comunidade paraguaia. Em 2012, Bernal foi eleito prefeito de Campo Grande e cassado um ano após a posse, decisão da Câmara de Vereadores que depois foi revertida pela Justiça, que entendeu que houve ilegalidade na decisão. Votaram pela saída dele 23 dos 29 vereadores.

No lugar, ficou o vice, Gilmar Olarte. Após concluir o mandato, ele não foi mais eleito. Do período à frente do Poder Executivo, acabou respondendo a processos, inclusive com condenações e ficou inelegível, assim como Olarte também sofreu processos e foi condenado. Bernal também passou pela Câmara, sendo eleito em 2004 e reeleito; na sequência subiu para a Assembleia Legislativa como deputado estadual. Esse mandato ele não concluiu porque decidiu disputar a eleição para prefeito, saindo vitorioso.

Fonte: Bruna Marques e Maristela Brunetto /Campo Grande News

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 13 de julho de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete

<--
-->