O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, recebeu, nesta sexta-feira (26/06), o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Marcelo Thomé, para uma reunião voltada ao intercâmbio de experiências sobre desenvolvimento sustentável e à identificação de oportunidades de cooperação entre os dois estados.
O encontro reuniu também a secretária executiva de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, Ana Cristina Trevelin, que apresentou as iniciativas desenvolvidas pelo Governo do Estado para consolidar uma agenda de crescimento econômico aliada à preservação ambiental. Na ocasião, Marcelo Thomé compartilhou a experiência de Rondônia com o Instituto Amazônia+21 e a FAIS (Facility de Investimentos Sustentáveis), mecanismos voltados à atração de investimentos para projetos de impacto socioambiental.
Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a reunião representa mais um passo na construção de parcerias capazes de fortalecer a agenda de desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul.
“Recebemos o presidente Marcelo Thomé para conhecer uma iniciativa que avançou já a nível mundial e discutir possibilidades de integração entre os projetos desenvolvidos em Rondônia, com o bioma da Amazônia, e as ações que estamos estruturando em Mato Grosso do Sul, com o Pantanal. Nosso objetivo é construir parcerias que contribuam para impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável do Estado”, afirmou.
Durante a apresentação, Marcelo Thomé destacou que a metodologia da Facility de Investimentos Sustentáveis promove a articulação entre setor produtivo, poder público e instituições financeiras para viabilizar projetos com impactos econômicos, sociais e ambientais positivos.
“Mato Grosso do Sul possui um planejamento consistente para o desenvolvimento sustentável, com metas claras de descarbonização e fortalecimento de cadeias produtivas. A Facility pode atuar como um instrumento para conectar diferentes atores e ampliar a capacidade de atração de investimentos”, ressaltou.
Para a secretária executiva Ana Cristina Trevelin, a convergência entre as estratégias adotadas pelos dois estados fortalece a construção de uma agenda comum de desenvolvimento.
“É muito positivo perceber que o que o Governo do Estado está planejando para Mato Grosso do Sul está em sintonia com o trabalho desenvolvido pela Fiems e também com as experiências de Rondônia. Quando unimos esforços, aumentamos nossa capacidade de antecipar resultados e promover desenvolvimento. Então, estou muito feliz de estar aqui e acredito que essa parceria vai frutificar excelentes resultados”, concluiu.



Fonte: Assessoria Fiems










