13.7 C
Amambai
sexta-feira, 5 de junho de 2026

Exército abre seleção para militares temporários em MS; veja quem pode participar

Inscrições começam em julho e contemplam cargos de oficial, sargento, cabo, farmacêutico, dentista e veterinário

Profissionais de diferentes áreas que desejam ingressar temporariamente no Exército Brasileiro já podem se preparar. A 9ª Região Militar, responsável por Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e pelo município de Aragarças (GO), abrirá em julho um novo processo seletivo para contratação de militares temporários com oportunidades para candidatos de níveis fundamental, médio e superior.

As inscrições estarão disponíveis entre os dias 2 e 13 de julho, exclusivamente pela página oficial da 9ª Região Militar. O processo contempla vagas para Oficial Técnico Temporário (OTT), Oficial Farmacêutico, Dentista e Veterinário Temporário (MFDV), Sargento Técnico Temporário (STT) e Cabo Especialista Temporário (CET).

Para disputar as vagas de oficial técnico temporário, sargento técnico temporário e cabo especialista temporário, os candidatos devem ser brasileiros natos ou naturalizados e ter até 40 anos na data prevista para incorporação ao serviço militar.

Já os interessados nas áreas de Farmácia, Odontologia e Medicina Veterinária precisam ter, no máximo, 38 anos até 31 de dezembro do ano da incorporação.

O processo seletivo será composto por várias fases. Após a inscrição, os candidatos passarão pela entrega de documentos, análise curricular, entrevista, inspeção de saúde, além das etapas de designação e seleção complementar. Dependendo da área escolhida, também poderá ser exigido o Teste de Aptidão Física (TAF).

Conforme critérios adotados em seleções anteriores, profissionais das áreas de Farmácia, Odontologia e Medicina Veterinária costumam ser dispensados da realização do teste físico.

Para os demais concorrentes, o TAF inclui exercícios de força, resistência abdominal e corrida. Os homens devem realizar 10 flexões de braço, 20 abdominais supra e percorrer 1,8 quilômetro em até 12 minutos. Já as mulheres precisam cumprir seis flexões de braço, 14 abdominais supra e corrida de 1,6 quilômetro no mesmo período.

A seleção representa uma oportunidade para profissionais de diferentes especialidades atuarem temporariamente nas Forças Armadas, contribuindo com conhecimentos técnicos e apoio às atividades desenvolvidas pelas unidades militares da região.

Os editais com a distribuição de vagas, especialidades contempladas e municípios de lotação deverão ser divulgados nas próximas semanas no portal da 9ª Região Militar.

Fonte: EnfoqueMS

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 05 de junho de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete