O Governo de Japorã deu um passo importantíssimo na meta de promover a diversidade étnica no ambiente de trabalho com a contratação do bacharel em Direito, Endrio Cezar Lopes — o primeiro funcionário indígena da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Finanças. O novo servidor foi recepcionado por toda a equipe e designado para atuar no setor administrativo.
“Essa admissão traz novas perspectivas ao ambiente público municipal, que passa a ter um servidor com experiência na iniciativa privada e conhecimento jurídico, fatos que facilitarão sua adaptação, principalmente aqui na Secretaria de Finanças”, analisou a secretária da pasta, Marli Vieira Ferro, ao dar as boas-vindas ao novo colaborador.
O prefeito Vitor da Cunha Rosa (Malaquias) destacou a decisão por uma gestão inclusiva e qualificada, afirmando que contratar um profissional indígena com formação superior demonstra a valorização da competência técnica, indo além dos cargos operacionais. “Isso fortalece o compromisso da nossa gestão em promover autonomia e cidadania às famílias indígenas de nosso município”, afirmou. “Além disso, a presença de um representante indígena na Secretaria de Finanças facilita o diálogo, a transparência e a construção de políticas públicas que atendam às particularidades da comunidade. Significa modernização e diversidade”, justificou o chefe do Executivo.
Para a vice-prefeita, Ana Cristina Teodoro (Aninha), a admissão é uma conquista simbólica de grande relevância, pois rompe barreiras históricas ao inserir um membro da comunidade indígena na administração de recursos públicos.
“A meu ver, essa contratação serve como incentivo para que outros jovens indígenas busquem formação superior, mostrando que é possível ocupar espaços técnicos na gestão pública”, acrescentou o presidente do Legislativo, vereador Gabriel José Klasmann, ao avalizar a decisão.
Motivo de comemoração e exemplo
“A boa recepção deste jovem colaborador e a divulgação desta decisão do Executivo são motivos de comemoração para nós da comunidade indígena. Esta ação serve como modelo para outros municípios da região do Cone Sul, reforçando a importância de integrar a população indígena no mercado de trabalho formal e na gestão pública, como vem sendo feito pela Administração de Japorã”, frisou o vereador indígena Dorival Velasquez.



Fonte: Roney Minella – Repórter Panorama do MS











