33.9 C
Amambai
sexta-feira, 13 de março de 2026

Defesa Civil de Caarapó promove curso gratuito de capacitação para voluntários

A Prefeitura de Caarapó, por meio da COMPDEC – Comissão Municipal de Proteção e Defesa Civil, em parceria com a Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, realizará entre os dias 14 e 17 de abril de 2026, das 8h às 12h30, o Curso de Qualificação e Capacitação para Agente Voluntário de Defesa Civil (AVDC).

A capacitação acontecerá na Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Presidente Vargas, piso superior, e será gratuita para todos os participantes.

Capacitação para prevenção e resposta a emergências

A iniciativa tem como objetivo preparar voluntários e cidadãos para atuar na prevenção, resposta e mitigação de desastres e situações de emergência, contribuindo para a segurança da população e para a preservação do meio ambiente.

Durante o curso, os participantes terão acesso a conteúdos fundamentais para atuação em situações de risco, entre eles:

  • Atendimento Pré-Hospitalar (APH)
  • Técnicas simuladas de salvamento
  • Primeiros socorros e evacuação segura de áreas de risco
  • Gestão de riscos e planejamento de ações preventivas
  • Atuação em emergências como enchentes, incêndios e outras situações de crise
  • Legislação e organização do Sistema de Defesa Civil

As aulas serão ministradas por profissionais da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC-MS), que possuem experiência e conhecimento técnico na área. Ao final da capacitação, os participantes receberão certificado de participação.


Fortalecimento da rede de apoio

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, José Carlos Fagundes, a capacitação contribui para fortalecer a rede de apoio da comunidade em situações de emergência.

“Esse curso é uma oportunidade para que os cidadãos se preparem e estejam aptos a agir quando alguém precisar de socorro. A Defesa Civil trabalha com prevenção e solidariedade, e quanto mais pessoas capacitadas tivermos, maior será a segurança da nossa população”, destacou.

Quem pode participar

O curso é indicado para:

  • Profissionais da área de segurança
  • Bombeiros e agentes públicos
  • Voluntários
  • Estudantes
  • Pessoas interessadas em aprender como agir em situações de emergência

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 6 de abril, de forma online, por meio do link disponível aqui e no card na página oficial da Prefeitura de Caarapó.

CLIQUE AQUI para inscrever-se.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones:

📞 (67) 3453-5500
📱 WhatsApp: (67) 93300-4556 – Defesa Civil de Caarapó

A ação reforça o compromisso da administração municipal em fortalecer a cultura de prevenção, preparar voluntários e ampliar a capacidade de resposta da comunidade em situações de emergência.

Fonte: Assessoria Prefeitura

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 13 de março de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete