23.2 C
Amambai
quinta-feira, 12 de março de 2026

Amambai participa de evento do projeto MS Alfabetiza Indígena

Representantes da SEMED acompanharam a apresentação da iniciativa que busca adaptar materiais didáticos para línguas indígenas e fortalecer a alfabetização nas comunidades.

O município de Amambai esteve presente no lançamento do livro didático para alfabetização na Língua Guarani Kaiowá, iniciativa que busca fortalecer e concretizar o processo de alfabetização nas comunidades indígenas, valorizando a língua e a cultura dos povos originários.

A ação integra um conjunto de iniciativas da Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul, que tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação básica no Estado, promovendo políticas educacionais que respeitem as bases étnicas e a diversidade cultural dos povos indígenas.

Representando o município, participaram do encontro Uilian, coordenador técnico da Educação Indígena da equipe da SEMED, e Flaviano Franco, coordenador técnico de assuntos indígenas da SEIND, que acompanharam as discussões e orientações sobre o desenvolvimento do projeto.

O MS Alfabetiza Indígena tem como principal proposta realizar a adaptação linguística dos materiais didáticos do programa MS Alfabetiza para diferentes línguas indígenas. A iniciativa busca fortalecer o processo de alfabetização nas comunidades, respeitando as especificidades culturais e linguísticas de cada povo, além de contribuir para a preservação dos idiomas indígenas.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, as línguas indígenas representam uma grande parte da diversidade linguística mundial e são fundamentais para a preservação das identidades culturais e dos conhecimentos tradicionais transmitidos entre gerações.

No Mato Grosso do Sul, essa diversidade é representada por diferentes etnias, como Kaiowá, Guarani (Ñandeva), Terena, Kadiwéu, Guató, Ofaié, Kinikinau e Atikum. Nesse contexto, o projeto busca apoiar a educação escolar indígena por meio de materiais didáticos adequados, contribuindo para a alfabetização e o letramento das crianças em suas próprias línguas.

A participação de Amambai no evento reforça o compromisso do município com o fortalecimento da educação indígena e com a valorização da diversidade cultural presente na região.

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 12 de março de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete