Vilson Nascimento
Com o objetivo de garantir maios segurança para a população e inclusive evitar o descarte de dejetos e lixo em locais impróprios, com ruas, passeios públicos, terrenos baldios e beira de estradas e rodovias, por exemplo, o vereador Eder Pinzan (União Brasil) apresentou uma indicação durante a sessão da Câmara Municipal realizada nessa sexta-feira, dia 20 de fevereiro, pedindo a instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade, em Amambai.
Uma indicação com o mesmo teor já havia sido apresentada pelo vereador ao prefeito do município, Sérgio Diozébio Barbosa, no ano passado (2025) e agora o pedido foi reforçado com a indicação apresentada em plenário nessa sexta, dia 20.
Segundo Eder Pinzan a indicação tem por objetivo contribuir para o enfrentamento de um problema recorrente que impacta diretamente a organização urbana, a saúde pública e a preservação ambiental.
“O descarte irregular de resíduos sólidos em vias públicas causa diversos problemas, como, contaminação do meio ambiente, problemas de saúde pública como proliferação de vetores de doenças e obstrução de drenagem, provocando gastos de significativos de recursos públicos com limpeza e manutenção”, disse o vereador.
Para ao parlamentar, a implantação das câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade vai possibilitar reforçar a fiscalização ambiental, garantindo a preservação do ecossistema.
“A proposta seria utilizar o monitoramento 24 horas em 360 graus, para que toda e qualquer movimentação seja registrada e acompanhada com o objetivo de inibir as ações supostamente delituosas”, disse Eder Pinzan ao destacar que a implantação de um sistema dessa natureza também vai possibilitar às autoridades a identificar pessoas no ato de prática de vandalismo ou em atitude suspeita, garantindo assim, maior segurança para a população amambaiense.
“A instalação de câmeras de videomonitoramento em locais estratégicos permitirá maior eficiência na fiscalização, possibilitando a identificação de infratores e a adoção das medidas legais cabíveis. Além disso, a presença do monitoramento atua de forma preventiva, inibindo novas ocorrências e promovendo maior conscientização da população quanto à responsabilidade coletiva sobre o uso adequado dos espaços públicos”, ressaltou o vereador ao lembrar que sistema de videomonitoramento representa uma medida estratégica que alia tecnologia à gestão urbana, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, proteção do meio ambiente e otimização dos recursos públicos.











