Redação
A classificação histórica do clube paraguaio 2 de Mayo para a segunda fase da pré-Libertadores gerou uma mobilização entre torcedores em Amambai, quando um grupo de amigos do município, que acompanhou de perto a campanha no estádio em Pedro Juan Caballero, decidiu criar a página “Central do Mayo” no Instagram, com o objetivo de aproximar a equipe da torcida brasileira e suprir uma lacuna de comunicação identificada durante os jogos.
Ao jornal A Gazeta, um dos envolvidos no projeto, o torcedor Dênis Kleinschmitt, explicou que a ligação com o time antecede a vaga na competição continental, destacando que já conhecia a equipe e a acompanhava pelas redes sociais, tendo visitado o estádio em outras oportunidades. O interesse, no entanto, cresceu quando a possibilidade de disputar a Libertadores se concretizou no segundo semestre do ano passado, motivando o grupo a planejar uma presença mais próxima. “Essa proximidade com Ponta Porã e com Pedro Juan Caballero fez a gente ter essa ligação”, ponderou.
A recepção calorosa no estádio foi determinante para consolidar a paixão. “Gosto de dizer que a ligação de verdade, da forma como a gente está vivendo nos últimos dias, foi muito pela forma como fomos recebidos no estádio no jogo da Libertadores, no dia 4. Nós fomos muito bem recebidos por toda a torcida de lá, pelos funcionários que estavam trabalhando, por todo mundo”. Dênis relatou ainda que, por se tratar de um jogo da Libertadores, o clima era tenso, com a bateria tocando o tempo todo e a vibração constante da torcida, o que fez com que, em poucos minutos, já se sentissem como se torcessem pelo clube desde a infância.
Essa experiência incentivou o grupo a criar a página “Central do Mayo” no Instagram (clique aqui para acessar), que atualmente conta com mais de 2 mil seguidores e cerca de 1,2 milhão de interações, por conta de parcerias e colaborações. Além de Dênis, participam do projeto os amigos Luan Vasconcelos, Gabriel Corrêa, Gustavo Amorim, Guilherme Fernandes, Lukas Barros, Maria Regina e Patrícia Tobias.
A rapidez com que a página cresceu surpreendeu os fundadores, atraindo interessados de várias cidades de Mato Grosso do Sul e de outros Estados que buscam informações sobre o time. Dênis observou que “não imaginávamos que a página tomaria uma proporção rápida e grande da forma como foi”.
Neto de paraguaios, Dênis ressalta que o grupo tem plena consciência da origem da equipe, mas que o sentimento de pertencimento é real. “Nós sabemos que é um time do Paraguai. Nós, pelo menos nós da página, sabemos que não é um time do Mato Grosso do Sul e não tentamos nos apossar de ser um time do Mato Grosso do Sul. Temos ciência e, por vários momentos, falamos que é um time do Paraguai que está jogando a Libertadores. Mas nós nos sentimos parte desse time, da torcida, porque é um time que está muito próximo da gente”, ressaltou.
Com ingressos garantidos para a próxima etapa, o grupo define o momento atual como “histórico”. O 2 de Mayo enfrentará o Sporting Cristal, do Peru, em mais um confronto no Monumental Río Parapití, marcado para esta terça-feira, dia 17, às 20h30 (horário de MS).
Fonte: Grupo A Gazeta













