Vilson Nascimento
Uma chuva torrencial de aproximadamente 100 milímetros que caiu no decorrer dessa sexta-feira, 13 de fevereiro, sendo 62,2 milímetros em apenas uma hora, segundo a Defesa Civil estadual, alagou ruas, estabelecimentos comerciais, residência e provocou diversos danos, em Amambai.
No decorrer da intempérie o Corpo de Bombeiros local atendeu a diversos chamados em decorrência do temporal.
Em um deles, segundo a corporação, a equipe de salvamento realizou o resgate de uma mulher que havia ficado preso no interior de seu veículo, que foi tomado pela água na Avenida Nicolau Otano, nas proximidades da Panificadora Big Pão, estabelecimento comercial que, mais uma vez, também foi invadido pela força das águas e gerou revolta dos proprietários (Assista no vídeo abaixo).
Também durante a tempestade, segundo o Corpo de Bombeiros, a equipe de resgate atendeu a pelo menos 4 chamados de pessoas que tiveram suas residências alagadas, sendo que em uma delas os bombeiros realizaram a retirada de um idoso que teve sua casa completamente invadida pela enxurrada, fato ocorrido na região de acesso à Vila Copacabana, além de resgatar uma pessoa que se feriu ao sofrer uma queda na região da Vila Nossa Senhora Aparecida e prestar socorro a uma mulher que teria sido encontrada por populares desacordada na praça central da cidade.
O temporal da tarde dessa sexta-feira também provocou enorme alagamento na Avenida Pedro Manvailler, cruzamento com a Rua Rio Branco, região da antiga Sbarros, hoje Pizzaria Benedetti, se estendendo até a Rua 7 de Setembro e também no Parque da Cidade Muriama Mascarenhas, que foi completamente tomado pela enxurra. Mais uma vez a estrutura da área de lazer, ponto de encontro das famílias amambaienses, foi grandemente impactada por conta de temporal.
Essa região da cidade, que compreende a Avenida Pedro Manvailler até o Parque da Cidade, está em obras há mais de um ano. As obras, com valores milionários, apontada como a solução definitiva para esse problema de alagamento, que é recorrente há décadas naquela região da cidade, já causaram vários transtornos aos moradores da região, com destruição de asfalto e bloqueio por longo período de trechos de ruas, mas se mostrou durante intempérie dessa sexta-feira (13) que ainda não apresenta o efeito prático desejado.
Em uma rua nas proximidades do Parque da Cidade, uma cratera se abriu em uma localidade que recentemente o asfalto também foi mexido para implantação de sistema de drenagem de águas pluviais e a prefeitura, por medida de segurança, interditou o trânsito na localidade até que os reparos sejam realizados.

Também houve registro, mais uma vez, de alagamento da Rua da República, nas proximidades do Terminal Rodoviário Antônio Delgado Martinez e sobre a ponte do Córrego Areião, que dá acesso ao Residencial Pôr-do-Sol II.
Ainda durante o temporal o prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, acompanhado por integrantes da Defesa Civil local e representantes de secretarias municipais, entre eles, Luiz Fernando Fischer, secretário de infraestrutura do município, passaram a percorrer a cidade a procura de pontos considerados críticos para serem adotadas as medidas cabíveis a cada situação.
No vídeo fala do prefeito
Segundo a Defesa Civil local, o grande volume de chuva em pouco espaço de tempo foi o responsável em provocar levantamentos, inclusive em localidades que não é comum alagar.
A Defesa Civil informou também que juntamente com a Seinfra (Secretaria Municipal de Infraestrutura), serão realizados levantamentos na zona rural do município pra identificar e buscar soluções para possíveis danos provocados pela intempérie.
Previsão para os próximos dias
De acordo com o Clima Tempo, Amambai poderá registrar pancadas de chuvas diárias até a próxima terça-feira, 17 de fevereiro, feriado de Carnaval, posteriormente deverá ter um bom período de estiagem.











