Com avanços já consolidados em diferentes frentes de atuação, a SAD (Secretaria de Estado de Administração) tem o contrato de gestão para 2026 voltado à administração interna do Governo de Mato Grosso do Sul. A pasta tem responsabilidade direta com os servidores públicos, compras e patrimônio, com a responsabilidade de intensificar os trabalhos durante o ano.
“O contrato de gestão da SAD abrange todas as nossas áreas de atuação, com atenção a sempre melhorar a tecnologia e inovação nas compras públicas, trabalhando também nessa integração entre as várias secretarias, essa transversalidade”, explicou o secretário de Estado de Administração, Frederico Felini.
Além da atuação abrangente, com atenção a todas as secretarias, autarquias e fundações, a SAD também é responsável pelos servidores públicos. “Nós temos na gestão de pessoas um cuidado especial com a saúde do servidor, todo o mapeamento de processos das áreas de recursos humanos de todo o Estado. Ainda na gestão de pessoas a modernização do setor de concursos públicos e processos seletivos é um ponto muito importante acordado”, disse o titular da pasta.
Com atuação direta na área de compras, a SAD também responde pela área de patrimônio. “A gente tem a continuação do nosso censo imobiliário com a avaliação dos imóveis e uma alteração legislativa que possibilite uma nova política pública com o imobiliário do Estado”, pontuou Felini.
Como parte do contrato de gestão, o trabalho da SAD ao longo do ano também vai incluir a sustentabilidade. “Além dos três grandes eixos, uma inovação que a secretaria vem adotando como responsável pela política de sustentabilidade do governo é a implementação de todo o diagnóstico que foi feito em 2025. Para que todos os órgãos sejam verdes, uma das bases das nossas políticas públicas”, disse o secretário.





O secretário-executivo da Segem (Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo), Thaner Nogueira, pontuou que o trabalho executado pela SAD ao longo de 2026 será voltado a organização e modernização dos processos.
“Tem um tom de fechamento. Nós temos a ambição de dar mais agilidade para os processos de compras públicas, com uma série ações relacionadas à melhoria da organização dessas rotinas de trabalho. Tem ainda a implementação de um sistema gerencial que permite enxergar melhor os números do Estado. E a consolidação da agenda de sustentabilidade”, disse o secretário-executivo.
Com planejamento para garantir sustentabilidade em todos os processos de atuação, a SAD vai liderar a atividade na área, juntamente com a Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escola Gov) e a Ageprev (Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul).
“O contrato de gestão tem duas cláusulas, de resultado e de esforço. E elas estão muito bem conectadas no da SAD. A Escola Gov também tem desafios, na capacitação de todos os servidores. E a Ageprev tem o desafio, talvez histórico, de conseguir consolidar um corpo técnico voltado para os processos de previdência”, finalizou Thaner.
Com o início do ciclo 2026 dos contratos de gestão, o Governo de Mato Grosso do Sul consolida um modelo de gestão que integra planejamento estratégico, responsabilidade institucional e foco em resultados, e assim segura que as decisões tomadas no âmbito da governança se traduzam em ações com impacto direto na vida do sul-mato-grossense.
Fonte: Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS












