“E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potencias dos céus serão abaladas” (Mt 24.29).
Os sinais que precederão a vinda de Jesus, serão de proporções assustadoras! Sem luz de sol, de lua; estrelas caindo na terra! Eu acredito que isso será literal! As pessoas estarão em pânico, e de repente, uma luz muito forte iluminará o céu e a terra com a aparição visível de Jesus descendo nas nuvens com poder e grande glória: “E haverá sinais no sol, e na lua, e nas estrelas, e, na terra, angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas; homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo, porquanto os poderes do céu serão abalados. E, então, verão vir o Filho do Homem numa nuvem, com poder e grande glória” (Lc 21.25-27).
As aflições nos dias antes da vinda do Senhor Jesus, serão causadas pelas consequências da Grande Tribulação: “Porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais” (Mt 24.21). Nesse tempo, milhares de pessoas serão salvas por não negarem Jesus até a morte: “E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram de grande tribulação, lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro” (Ap 7.14).
Há uma promessa do Senhor, de livrar a igreja da Grande Tribulação, o que chamou de grande tentação: “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra” (Ap 3.10). Esse período é chamado também de tempo de ira, mas a igreja será tirada da terra antes da Grande Tribulação: “Porque é vindo o grande Dia da sua ira; e quem poderá subsistir? Livramento da igreja: “E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura” (1ªTs 1.10).
A Grande Tribulação, mencionada em Mateus 24.21; e Apocalipse 7.14, será um período de sete anos de sofrimento sem precedentes na história, marcando o fim dos tempos. Caracterizada por julgamentos divinos, a ascensão do Anticristo e grande perseguição; esta época culminará no Armagedom e na volta de Jesus Cristo.
Este período está registrado nas profecias principalmente de Daniel, e nas revelações de Apocalipse. Os detalhes abrangentes estão entre Apocalipse 6 e Apocalipse 19 quando o Senhor Jesus aparecerá aos olhos de todos descendo do céu (Ap 19.11-16). “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém!” (Ap 1.7).
No dia em que o Senhor Jesus foi elevado aos céus, dois anjos apareceram aos discípulos e afirmaram que Jesus voltará do céu da mesma maneira em que subiu: “E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir” (At 1.9-11).








