30.7 C
Amambai
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Prefeitura de Iguatemi concede reajuste do piso dos professores com efeito retroativo a 1º de janeiro de 2026 e autoriza o pagamento de parcela extra

Atendendo às reivindicações dos professores da Rede Municipal de Ensino e do Sindicato dos Servidores, o prefeito Dr. Lídio Ledesma assinou, no último dia 04, o Decreto nº 2.826/2026, estabelecendo o reajuste de 5,4% sobre o valor do vencimento inicial dos Profissionais do Magistério Público da Educação Básica do Município de Iguatemi. Esta medida representa o fiel cumprimento do Piso Nacional da categoria, fixado pelo Ministério da Educação por meio da Portaria nº 82, de 29 de janeiro de 2026, após a edição de Medida Provisória pelo Governo Federal alterando as regras de atualização do piso.

O prefeito Lídio destacou que o MEC tem expedido a Portaria de atualização somente no final do mês de janeiro, publicada no último dia 30, ou seja, quando a folha de pagamento do mês já estava fechada, de modo que inicialmente iria conceder a correção somente a partir de 1º de fevereiro de 2026, considerando que a retroação, além de gerar impactos financeiros, eleva as demandas do Departamento de Recursos Humanos e da Secretaria de Finanças com o lançamento de diferenças salariais e folhas complementares. Porém, após reunir-se com sua equipe, achou por bem conferir os efeitos retroativos, em reconhecimento ao excelente trabalho desempenhado por esses profissionais.

Assim, considerando que o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) do magistério público da educação básica, para o exercício de 2026, foi estabelecido no valor de R$ 5.130,63 para uma jornada de 40 horas semanais, Iguatemi fixou o valor de R$ 2.565,32 para jornada de 20 horas semanais, cumprindo integralmente o piso.

Pontuou ainda que Iguatemi pagará a Parcela Extra destinada pelo Ministério da Saúde, no último semestre do ano passado, para manutenção do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), diretamente aos servidores que desempenham essas funções junto à Secretaria Municipal de Saúde, referente ao exercício de 2025, de acordo com o número de agentes ACS e ACE registrados no cadastro de equipes e profissionais do Sistema de Informação.

Ao longo dos anos, a Administração Municipal, sob a gestão do prefeito Lídio Ledesma, vem acompanhando e cumprindo as diretrizes nacionais no que se refere aos pisos salariais, concedendo equiparações, reajustes e revisões anuais, valorizando, desta forma, seus profissionais. Para este ano não foi diferente; ainda que muitas vezes esses valores possam impactar grandemente as contas públicas, o cumprimento do piso nacional das categorias profissionais é de grande relevância.

Fonte: Imprensa oficial

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 05 de fevereiro de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete

// bloqueia copia de conteudo