Entraram na fase final de construção as 49 moradias rurais que estão sendo edificadas em Japorã, no interior da Aldeia Porto Lindo, num investimento superior a R$ 4,5 milhões. As novas unidades habitacionais integram a 2ª etapa do programa Oga Porã (Moradia Indígena), de autoria do Governo de Mato Grosso do Sul, e fazem parte do projeto federal Minha Casa Minha Vida Rural.
Durante visita às construções, a Administração Municipal de Japorã constatou o andamento regular dos serviços, com a maioria das casas já com o telhado instalado e entrando na fase final de construção. “Constatamos que agora está faltando instalar o forro, a parte elétrica, os vidros e a finalização da área de serviço. Por último, o acabamento com pintura geral”, informa o prefeito Vitor da Cunha Rosa, o Malaquias.




As construções estão sendo executadas por empreiteira contratada, como resultado de parceria do Município com o Governo do Estado, via Agehab (Agência de Habitação Popular de MS), e o Governo Federal, após a assinatura de termo de adesão realizado em março do ano passado e ordem de serviço assinada em abril em comemoração ao Dia do Indígena.
“O importante deste projeto habitacional é que ele veio para substituir casas de pau a pique, em condições precárias, por casas de alvenaria. Essas 49 famílias indígenas passarão a ter casas mais dignas para morar. Será um avanço sem precedente na questão da habitação, dentro da Aldeia Porto Lindo”, destaca Malaquias.
O cacique Onésio Dias o vice cacique Bento Hara, e os vereadores indígenas Dorival Velásquez e Jaclison Lopes, que também estiveram no ato da assinatura do programa Oga Porã, antecipadamente comemoram a conquista, convictos de que as novas habitações proporcionarão melhor qualidade de vida às famílias contempladas.




Por sua vez, a indígena Marlene Ocampos, de 21 anos, mãe de 3 filhos, junto com o marido aguardam com expectativa a entrega das casas para receberem as chaves da Oga. Com a planta baixa em mãos, informaram alegremente que a nova casa tem 42,56m2 de área construída, mas, futuramente poderá ser ampliada para 50,70m2 de acordo com o projeto. “Sim. É um sonho que está se realizando para nós”, confessou Marlene Ocampos que atualmente reside em uma casa humilde e sem infraestrutura.
“O programa Oga Porã promoverá moradia digna para nossa comunidade indígena, respeitando as tradições culturais. Com certeza, este projeto de habitação reafirma o compromisso que o Governo de Japorã e o Governo do Estado têm com o desenvolvimento social e a valorização das comunidades tradicionais”, finalizou Vitor Malaquias.
Outras melhorias:
A comunidade da Aldeia Porto Lindo também foi contemplada com o programa “Água para Todos”; a construção de um centro comercial/cultural indígena; uma pista de caminhada; Iluminação Noturna para o Estádio de Futebol local; e agora, recém foi iniciada a construção de dois Centros de Educação Infantil Proinfância (creches), para atender 300 crianças.
Fonte: Panorama do MS











