“Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2ªPe 1.11).
A salvação é de graça à toda a humanidade! Ao crermos e confessarmos Jesus Cristo como nosso único e suficiente Salvador e Senhor, recebemos o Espírito Santo que nos lava de toda a imundícia em que vivíamos antes de receber a Cristo. Pelo Espírito Santo, somos santificados e justificados para entrarmos no Reino dos céus: “E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus” (1ªCo 6.11).
O Espírito Santo nos prepara para o Reino: “Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo: do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado” (Jo 16.7-11).
O Espírito de Deus nos sela para a vida eterna: “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória” (Ef 1.13,14). Agora, como cristãos, não devemos mais cometer pecados: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção” (Ef 4.30).
A igreja é composta de pecadores arrependidos e convertidos: “Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Ef 26,27). “Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo” (2ªCo 11.2).
O evangelho do Senhor é a receita para entrar no Reino de Deus: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé” (Rm 1.16,17).
Um discípulo de Jesus é um pecador arrependido; não vive mais para si mesmo, mas, para Cristo: “Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus” (Mt 4.17). Um seguidor de Jesus está pronto para entrar no Reino de Deus: “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” (Jo 15.3).
O que nos habilita para entrar no Reino de Deus não são as obras, nem os sacrifícios, nem os rituais religiosos. O que nos habilita para entrar no Reino de Deus é fazer a vontade do Pai; é se afastar das iniquidades: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mt 7.21). E a vontade do Pai, é que andemos em santidade, porque Deus é Santo: “Porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo” 1ªPe 1.16). Deus abençoe!



