30 C
Amambai
sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Safra 25/26: colheita da soja é iniciada em Mato Grosso do Sul

O ápice da operação deve acontecer entre o início de fevereiro e a primeira quinzena de março

A colheita da soja da safra 2025/26 começou na terceira semana de janeiro, em Mato Grosso do Sul. Os dados do projeto SIGA-MS, desenvolvido pela Aprosoja/MS, apontam que foram colhidos cerca de 480 hectares, em municípios das regiões Sul e Centro.

Em comparação com a safra anterior, os trabalhos de colheita apresentam atraso de aproximadamente uma semana. De acordo com a análise, a diferença no calendário está relacionada à ausência de estresses climáticos severos ao longo do ciclo da cultura, o que possibilitou o desenvolvimento normal das lavouras, sem a antecipação do ciclo registrada na safra passada.

O assessor técnico da Aprosoja/MS, Flavio Aguena afirma que a operação deve ganhar força nas próximas semanas. “À medida que mais lavouras das regiões Sul, Centro e Norte atingirem a maturação, a expectativa é de um avanço significativo no percentual da área colhida. Historicamente, Mato Grosso do Sul registra o pico da colheita entre o início de fevereiro e a primeira quinzena de março, com a conclusão dos trabalhos prevista para o mês de maio.”

A equipe técnica da Aprosoja/MS permanece em campo, acompanhando o desenvolvimento das lavouras e realizando o levantamento de dados de produtividade. Para saber mais detalhes das lavouras de soja, acesse o boletim completo

Fonte: Joélen Cavinatto (Assessoria de Comunicação Aprosoja/MS)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de janeiro de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete

// bloqueia copia de conteudo