A Prefeitura de Japorã, através da Secretaria Municipal de Saúde e por intermédio do setor de Controle de Vetores deflagrou, no início do mês, um mutirão de combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Para garantir que todos os domicílios da cidade e do distrito de Jacareí sejam visitados, o Governo de Japorã fez a contratação temporária de diaristas.
A mobilização para eliminação de criadouros ou possíveis criadouros em quase 100% dos imóveis de Japorã aconteceram na semana passada. Nesta semana as ações estão acontecendo no distrito Jacareí. Desta forma a “guerra contra a dengue” nas semanas 02 e 03 deste ano está quase finalizada no município.
O prefeito Vitor da Cunha Rosa, o Malaquias, determinou atenção redobrada e um trabalho intensificado de ações conjuntas de controle vetorial para enfrentar este período sazonal de maior risco para a proliferação do Aedes aegypti. “Vimos a necessidade da admissão temporária de diaristas nesta ação de prevenção à saúde, sobretudo para que a dengue e a chikungunya não sejam registradas em nosso município”, destaca Malaquias.
O Coordenador Municipal do Controle de Vetores de Japorã, advogado Diego Sandrino Sampaio, informa que durante a mobilização foram e estão sendo eliminados diversos criadouros de mosquitos com o recolhimento de materiais inservíveis propícios à proliferação do Aedes aegypti, onde foram encontradas larvas em pneus e outros ambientes, de modo que a contenção tem sido satisfatória.
“Além do trabalho de rotina, fazemos também a instalação de armadilhas ovitrampas, que gera um relatório da porcentagem de incidência de pernilongo Aedes aegypti por região. Há a passagem de veneno em pontos estratégicos todo mês, como borracharias, cemitérios e pontos com aglomeração de pessoas. Durante a mobilização, identificamos terrenos em condições favoráveis à presença de mosquitos, por isso, notificamos os proprietários destes imóveis irregulares, e de terrenos baldios sujos, para se adequarem as normas”.
Diego Sampaio destaca que até o momento o município de Japorã não possui nenhuma incidência ou suspeita de dengue. “Caso identifiquemos qualquer suspeita da presença do mosquito transmissor, é determinação da Administração Municipal que façamos o imediato bloqueio dos casos com a nebulização (UBV Costal), conhecido popularmente como fumacê”, confirma o coordenador.







Fonte: Assessoria





