21.5 C
Amambai
sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Clareamento dental é seguro? Como funciona o processo, riscos e cuidados essenciais

Por uma questão estética, muitas pessoas começam a aderir ao clareamento dental, porém a prática pede alguns cuidados

O clareamento dental é um dos procedimentos mais procurados em consultórios odontológicos, principalmente quando se fala da parte estética. Porém, algumas dúvidas podem surgir. Entre elas, se realmente se trata de um procedimento seguro e quais os cuidados e riscos.

O clareamento dental estraga os dentes?

Uma das principais dúvidas é se o clareamento dental estraga os dentes. Quando feito por um profissional habilitado e que tem estudo para isso, não existem problemas. Para entender, é interessante ter noção de como o clareamento dental funciona.

Os agentes clareadores atuam no esmalte e na dentina, quebrando moléculas pigmentadas que escurecem os dentes. Para acontecer de forma saudável, não deve existir nenhuma forma de desgaste mecânico.

Quando o procedimento é feito sem orientação, aí, sim, surgem riscos. Isto engloba até mesmo o uso de produtos errados ou até mesmo excessivo. Nestes casos, a maior parte dos danos é associada ao esmalte e aumento da sensibilidade. Por isso, o ideal é ter indicação e acompanhamento profissional.

Como é feito o clareamento dental no dentista?

O clareamento dental seguro costuma ser realizado em consultórios, em etapas bem definidas. Antes de qualquer aplicação, o dentista analisa a saúde bucal do paciente, verificando a presença de cáries, restaurações defeituosas ou inflamações gengivais. O processo não deve ser apenas aplicar o produto, mas contar com uma preparação e um cuidado prévio.

O processo envolve avaliação clínica, limpeza profissional dos dentes, definição da técnica mais adequada a cada pessoa, aplicação do agente com orientação profissional.

Para isso, é necessário um profissional que seja especializado na odontologia. Isso porque a odontologia quem ensina a forma ideal de deixar os dentes mais brancos, respeitando os limites biológicos de cada paciente. O médico Drauzio Varella informa sobre o assunto, em material disponível no seu site.

Quais os riscos de fazer clareamento dental?

Existem alguns riscos quando se faz clareamento dental, assim como todo procedimento. Quando feito sem supervisão, causa sensibilidade dentária, irritação gengival, resultados desiguais, além da possibilidade de agravamento de problemas bucais já existentes.

Estudos e entidades da área alertam que nem toda técnica funciona para todos os pacientes, o que reforça a importância do diagnóstico individualizado.

Quanto tempo dura o efeito do clareamento dental?

O tempo de duração do clareamento dental é relativo. A durabilidade do clareamento dos dentes varia de acordo com hábitos alimentares, higiene bucal e características individuais.

Consumo de produtos como cafés e vinhos podem escurecer, assim como tabagismo e açúcar. A rotina de higiene e manutenções regulares entram nessa mesma conta.

Segundo orientações da BB Dental, retoques podem ser feitos, desde que respeitando o intervalo recomendado e sempre com orientação profissional.

Clareamento dental dói ou dá sensibilidade?

Se buscar relatos de pessoas que fazem este tipo de procedimento nas redes sociais, é comum pessoas que relatam que causa algum tipo de dor ou até mesmo sensibilidade. Isso é comum, mas varia de pessoa para pessoa. Dentistas podem adotar estratégias para minimizar o desconforto, como ajustar a concentração do gel. O incômodo deve ser apenas temporário e desaparecer em poucos dias. Seguindo esses critérios e tendo os cuidados, é sim uma prática segura

Fonte: Divulgação

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 09 de janeiro de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete