18.5 C
Amambai
domingo, 4 de janeiro de 2026

Inmet emite alerta de perigo potencial para tempestades em MS

Chuva pode chegar a 50 mm no dia; Cemtec já havia apontado instabilidade

Sob nuvens carregadas e rajadas de vento, Mato Grosso do Sul atravessa um sábado de atenção redobrada. Todos os 79 municípios do estado estão sob alerta de tempestade, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com validade até 23h59 deste sábado (3). O aviso é classificado como perigo potencial.

De acordo com o Inmet, a previsão indica ventos entre 40 e 60 km/h e chuvas de 20 a 30 milímetros por hora, que podem chegar a 50 mm ao longo do dia. Também há possibilidade de queda de granizo, além de risco baixo, mas existente, de interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos pontuais.

Os efeitos do mau tempo já começaram a ser sentidos no interior do estado. Em Sete Quedas, a 469 quilômetros de Campo Grande, uma chuva rápida acompanhada de ventos fortes causou estragos. O prédio onde funciona uma agência do Banco do Brasil ficou completamente destelhado após a passagem da ventania.

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec) já havia antecipado um dia de instabilidade generalizada em todas as regiões do estado, com variação de nebulosidade e pancadas de chuva ao longo do sábado.

Em Campo Grande, a capital amanheceu com temperatura mínima de 19°C, e a máxima pode atingir 28°C durante a tarde, com tempo abafado e possibilidade de chuva a qualquer momento.

Para o domingo (4), o alerta de tempestade segue renovado até 23h59 para os municípios de Aparecida do Taboado, Cassilândia e Paranaíba, no leste do estado, mantendo o cenário de atenção para a população.

A orientação dos órgãos meteorológicos é que moradores evitem áreas abertas durante tempestades, não se abriguem sob árvores e redobrem os cuidados em regiões sujeitas a alagamentos.

Fonte: EnfoqueMS

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 31 de dezembro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete