O Simepar confirma a ocorrência de um tornado categoria F1 na escala Fujita na localidade de Arroio Guaçu, no município de Mercedes, no Oeste do Paraná. O fenômeno é registrado no fim da tarde desta quinta-feira (1) e tem ventos estimados em aproximadamente 120 km/h.
A classificação é feita a partir da análise de imagens de formação de nuvens, registros de radar e dados meteorológicos recebidos pelo sistema de monitoramento.
Tornado teve curta duração
Segundo o Simepar, o tornado teve curta duração. Até o fim da manhã desta sexta-feira (2), a Defesa Civil municipal não registra abertura de ocorrências na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
Há relatos de alguns estragos causados pelo vento, mas não há informações sobre feridos.
Mudança no tempo reduz risco de tempestades severas
De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, o tempo começa a mudar ao longo desta sexta-feira, com a aproximação de uma massa de ar mais seco sobre o Estado.
“Nas regiões Oeste e Sudoeste já não se espera a ocorrência de eventos severos como os registrados ao longo da semana”, afirma o meteorologista.
Previsão para as regiões do Paraná
No Norte, Campos Gerais e Leste do Estado, ainda há previsão de chuvas rápidas no período da tarde. No Noroeste, as pancadas podem ocorrer em diferentes momentos do dia. Mesmo assim, o tempo segue abafado em grande parte do Paraná.
No sábado, uma massa de ar menos aquecida e com menor umidade avança sobre o Estado, reduzindo o volume de chuvas. No Litoral, a previsão indica pancadas isoladas, com baixo acumulado. Na Região Metropolitana de Curitiba, o sol aparece entre nuvens, enquanto no Interior predomina nebulosidade variável, com possibilidade de garoa no Oeste e Sudoeste.
Domingo terá tempo mais estável e queda nas temperaturas
No domingo, o tempo fica mais estável, com predomínio de sol no Interior do Paraná. As temperaturas diminuem em todo o Estado devido à atuação de uma massa de ar menos aquecida.
No Leste, incluindo a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, os ventos sopram do oceano para o continente, aumentando a nebulosidade por influência da Serra do Mar e reduzindo de forma mais significativa as temperaturas máximas.
A previsão indica máximas em torno dos 20 °C em Curitiba e na Região Metropolitana, e entre 23 °C e 24 °C no Litoral, com chance de garoa ocasional.
Monitoramento meteorológico no Paraná
O Simepar opera com uma estrutura formada por 120 estações hidrometeorológicas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas. Os dados são utilizados por órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável para auxiliar na resposta a eventos extremos.
As previsões detalhadas para os 399 municípios do Paraná estão disponíveis no site do Simepar, com atualizações diárias e informações por hora sobre chuva, temperatura, umidade e vento.
Fonte: Redação Band





