A 56ª edição da Copa São Paulo de Juniores começa nesta sexta-feira (2) com seis jogos. Maior e mais tradicional competição de futebol de base do país, a competição conta com 128 clubes, entre eles os representantes de Mato Grosso do Sul, CE Naviraiense e Ivinhema FC, divididos em 32 grupos espalhados por cidades do estado. A final, marcada para o dia 25 de janeiro, aniversário da capital paulista, acontece no Estádio do Pacaembu.
Vice-campeão estadual Sub-20, o Naviraiense é um dos 23 estreantes da Copinha e está no Grupo 7, sediado na cidade de Assis, com os jogos marcados para o Estádio Municipal Antônio Viana dos Santos (Tonicão). A estreia do CEN acontece neste sábado (3), às 17h45 (MS) contra o CA Assisense-SP. Depois, o Jacaré do Conesul joga contra Athletic Club-MG na terça-feira (6) e fecha a primeira fase contra o Guarani-SP na sexta (9). Se avançar, cruza com times do Grupo 8, composto por Corinthians, Trindade-GO, Luverdense-MT e XV de Jaú.
Já o Ivinhema, terceiro colocado no Estadual Sub-20, está no Grupo 26, em Embu das Artes, cidade da Grande São Paulo, e a estreia será no domingo (4), às 12h (MS), contra o Referência-SP, time da casa, no Estádio Municipal Hermínio Espósito. A primeira fase segue na quarta-feira (7) contra o Real-RS e termina no sábado (10) contra o Ituano-SP. Em caso de classificação, o Azulão do Vale tem como possíveis adversários Fluminense, Sfera-SP, Água Santa-SP e Brasiliense-DF, times do Grupo 25.
Todos os jogos dos representantes sul-mato-grossenses serão transmitidos pelo canal Paulistão no YouTube.
Formato da Copinha
Assim como nas últimas edições da Copa SP, as equipes se enfrentam em jogo único dentro dos grupos, classificando as duas mais bem posicionadas às fases eliminatórias, disputadas em jogo único até a final. Em caso de empate nestes confrontos diretos, a decisão da vaga se dará sempre em disputas de pênaltis. Todas as 255 partidas da Copinha serão transmitidas ao vivo pelos canais Record, Record News, Xsports e nos canais do YouTube da Cazé TV e do Paulistão.
Com 11 títulos, o Corinthians é o maior campeão da Copinha seguido de Fluminense, Internacional e São Paulo com cinco; Flamengo com quatro; Atlético Mineiro e Santos com três; Nacional, Palmeiras, Ponte Preta e Portuguesa com duas; América-MG, América-SP, Cruzeiro, Figueirense, Guarani, Juventus, Marília, Paulista, Roma Barueri, Santo André e Vasco da Gama, com uma conquista cada.
Fonte: Rogério Vidimantas/FFMS



