27.3 C
Amambai
quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Prefeito de Paranhos e vereadores buscam apoio em Campo Grande após chuvas intensas

Comitiva liderada por Heliomar Klabunde entregou decreto de calamidade pública à Casa Civil e busca recursos para reconstrução de pontes e estradas

Redação

O prefeito de Paranhos, Heliomar Klabunde, anunciou nesta quinta-feira, dia 18, por meio de suas redes sociais, ações adotadas pela Administração Municipal diante dos estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município na semana passada. O anúncio ocorreu durante viagem a Campo Grande, realizada pelo prefeito juntamente com os vereadores Michel Fernandes e Joãozinho de Quadros, com o objetivo de buscar recursos para a construção e recuperação de pontes afetadas.

Durante a agenda na Capital, o prefeito entregou à Casa Civil o Decreto de Estado de Calamidade Pública, reforçando a urgência das intervenções necessárias na infraestrutura do município. Também houve diálogo com o governador Eduardo Riedel, visando parcerias e apoio do Governo do Estado para enfrentar os prejuízos provocados pelas chuvas.

Prefeito de Paranhos e vereadores buscam apoio em Campo Grande após chuvas intensas
Prefeito Heliomar Klabunde (e) junto ao governador Eduardo Riedel.

O decreto de situação de emergência em Paranhos foi motivado pelos danos provocados pelas chuvas ocorridas na sexta-feira, dia 12 de dezembro, quando cerca de 300 milímetros de chuva foram registrados em um curto período de tempo, com estragos que se concentraram principalmente na zona rural do município. Diante da situação, na ocasião, o prefeito realizou vistorias nas áreas atingidas, acompanhado do vice-prefeito Alfredo Soares e do coordenador municipal da Defesa Civil, Walter Valenzuela.

Entre os principais danos constatados estão erosões em estradas, prejuízos em aterros e cabeceiras de pontes, além da destruição de três pontes em pontos estratégicos, resultando em problemas que comprometeram o escoamento da produção agropecuária e dificultaram o acesso a assentamentos e aldeias indígenas.

Prefeito de Paranhos e vereadores buscam apoio em Campo Grande após chuvas intensas

Na Estrada do Penteado, a cabeceira de uma ponte de madeira foi destruída e a estrutura ficou danificada. Na região de São Cristóvão, a ponte de concreto que dá acesso ao Assentamento São José do Jatobá teve a cabeceira comprometida.

No Rio Destino, a ponte de madeira com mais de 25 metros, que dava acesso ao Assentamento Beira Rio e às aldeias Ypo’i e Sete Cerros, foi destruída e, em outro ponto do mesmo rio, a ponte de concreto que liga à Fazenda Itapuã e ao Assentamento Vicente de Paula e Silva foi arrastada pelas águas. Com isso, comunidades rurais afetadas precisaram acessar a cidade pela Rodovia MS-165, utilizando a linha internacional entre Brasil e Paraguai.

Também foram registrados danos na Rodovia MS-295, que liga Paranhos à MS-156, enquanto o Rio Iguatemi transbordou e alagou a ponte de concreto existente no local, danificando sua cabeceira.

Prefeito de Paranhos e vereadores buscam apoio em Campo Grande após chuvas intensas

Fonte: Grupo A Gazeta

Leia também

Edição Digital

Enquete