21.3 C
Amambai
terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Como dar o primeiro passo para realizar uma instalação de energia solar na minha empresa?

A demanda por energia mais limpa e a redução de custos tem levado muitas empresas a recorrerem à energia solar

A instalação de energia solar nas empresas é uma tendência em alta. A adesão a maneiras mais sustentáveis de geração de energia melhoram a visibilidade da empresa no mercado ao mesmo tempo em que as tornam mais autossuficientes. Adotar a geração própria pode significar, além de tudo, uma grande redução de custos todos os meses.

Estima-se que energia elétrica representa 20% dos custos empresariais. Esse consumo pode ser ainda maior em determinados segmentos industriais e em grandes comércios. Migrar para um sistema autossuficiente em geração energética reduz a conta de luz no curto prazo e, no médio a longo prazo, o retorno do investimento é certo.

Estimando a própria necessidade

E para dar o primeiro passo, é fundamental compreender os custos e procedimentos para a sua instalação. Instalar uma infraestrutura adequada de energia solar na empresa exige planejamento e mão de obra especializada, mas, antes de tudo, exige dimensionamento.

Conhecer a própria necessidade energética ajuda a quantificar o número de placas e o espaço necessário para sua instalação. Geralmente, o espaço utilizado é o do telhado, mas há sistemas alternativos que utilizam espaços ociosos e até mesmo paredes na captação da luz solar.

A própria conta de luz pode dar uma dimensão do gasto mensal. Contudo, é interessante sempre quantificar a geração de energia solar para mais, para o caso de ser necessária uma expansão. É possível também usar calculadoras que simulam o consumo e o custo mensal, levando em conta variáveis como kWh estimado e localização.

Escolha mão de obra qualificada

Uma vez tomada a decisão de instalar placas solares, é imprescindível que o trabalho seja feito por profissionais capacitados. Somente um profissional habilitado tem a competência de seguir as normas regulamentadoras, como a NR 10 e NR 35. Nesse sentido, visitas técnicas podem ser necessárias.

Na visita, o profissional analisará a área disponível, inclinação do telhado, entre outras variáveis. A fixação também é um fator importante para a segurança e é algo a ser levado em conta quando da visita técnica. Todas essas medidas assegurarão a eficiência máxima na captação da energia.

É fundamental que, além de possuir as certificações, a empresa instaladora emita laudos como a Anotação de Responsabilidade Técnica. O ART é um documento importante emitido por engenheiro eletricista, de modo a garantir a conformidade com o projeto e com as normas de segurança; empresas de energia solarsérias oferecem todos esses serviços.

Mais economia significa maior lucratividade

Uma vez que tudo esteja instalado, a concessionária deve ser avisada para que seja feita a vinculação à rede elétrica. Essa solicitação só pode ser feita por engenheiro ou eletrotécnico. Ainda é possível escolher se a geração será off grid ou on grid. Ou seja, se o excedente da produção própria será vendido para a concessionária.

Muitas empresas recebem incentivos fiscais por adotarem a energia solar e isso é algo que pode ser visto de antemão. Isenções na compra de painéis solares estimulam a instalação, bem como a valorização do imóvel. Na prática, todos saem ganhando: o empresário reduz seus custos e a natureza e a sociedade ganham qualidade de vida.

Fonte: Divulgação

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de dezembro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete