32.3 C
Amambai
sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Prefeitura de Aral Moreira propõe criação do programa Semear

Iniciativa busca fortalecer a agricultura local e ampliar ações de segurança alimentar no município

Redação

A prefeita de Aral Moreira, Dra. Elaine Soligo, recebeu a proposta do programa Semear durante uma conversa técnica com a Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento e Turismo. A iniciativa, apresentada pelo engenheiro agrônomo Tiago Zico Alves Brites e pelo diretor de Desenvolvimento Regional e de Fomento ao Turismo, Hélder Lima de Carvalho Fedrizzi, busca manter o apoio à agricultura familiar após o município ficar fora do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) estadual de 2026.

Em vídeo divulgado nas redes sociais nesta quinta-feira (4), a prefeita Dra. Elaine afirmou que a proposta de implementação do programa Semear será enviada à Câmara como projeto de lei. “Tenho certeza de que será aprovado, permitindo que a gente continue atendendo a agricultura familiar e destinando esses alimentos produzidos aqui no nosso município para as famílias de baixa renda que realmente precisam”, afirmou.

Na ocasião, o engenheiro agrônomo Tiago explicou que, em 2025, Aral Moreira executou 100% dos recursos do PAA estadual, envolvendo todos os agricultores familiares e destinando os alimentos à Assistência Social, mas que o município foi retirado da lista de contemplados de 2026 porque outras cidades apresentaram índices mais altos de pobreza e insegurança alimentar, em um cenário de redução de repasses federais.

Diante disso, ele ressaltou que o Semear surge como uma alternativa municipal para evitar a descontinuidade das ações de apoio, permitindo que o trabalho de fortalecimento da agricultura familiar e de garantia de segurança alimentar às famílias seja mantido. Ele destacou ainda que o programa abre espaço para ações ligadas ao meio ambiente, ao turismo e ao resgate histórico e cultural locais.

Por sua vez, o diretor Hélder complementou, dizendo que a iniciativa permitirá avanços em outras áreas e que a gestão buscará parcerias para ampliar o alcance da iniciativa. “Vamos buscar recursos com nossos representantes estaduais e governamentais, porque tenho certeza de que isso vai contribuir muito para o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou.

No encerramento, Dra. Elaine Soligo agradeceu o trabalho da equipe e reforçou o compromisso de colocar o programa em prática. “No que depender de mim, o projeto de lei será enviado à Câmara o quanto antes”, afirmou a prefeita, acrescentando que “este é mais um dos projetos que vão fazer Aral Moreira se desenvolver cada vez mais.”

Fonte: Grupo A Gazeta

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 05 de dezembro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete