25.4 C
Amambai
quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

As Promessas da Vinda do Messias – Por Eloir Vieira

“Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para extinguir a transgressão, e dar fim aos pecados, e expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e ungir o Santo dos santos” (Dn 9.24).  

A mesma profecia das setenta semanas fala da morte do Messias: “E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas assolações” (Dn 9.26).

O Senhor revelou a Israel, qual era o sinal sobre o nascimento do Messias: “Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel. Manteiga e mel comerá, até que ele saiba rejeitar o mal e escolher o bem” (Is 7.14,15). Maria e José sabiam quem era o Pai de Jesus!

Outra revelação de Deus a Isarael, foi o lugar onde nasceria O Messias: A pequena cidade de Belém: “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas origens são desde os dias da eternidade” (Mq 5.2). Jesus nasceu em Belém, na Palestina, perto de Jerusalém. Belém é uma cidade localizada na Cisjordânia, a cerca de 10 km ao sul de Jerusalém.

Israel esperava um rei aos moldes das outras nações; um guerreiro destemido e determinado a destruir seus inimigos, protegendo assim a Nação Israelita. Entretanto, o plano de Deus, não era mais matar os inimigos de Israel, mas salvar o seu povo dos pecados deles. A maneira como veio o Salvador, foi inusitada e inesperada por todos.

O judeu José, estava de casamento contratado com Maria, e ambos aguardavam o dia do seu matrimônio quando aconteceu o inesperado. A Bíblia narra que antes de Maria ficar grávida do Espírito Santo, sua prima Isabel, esposa do sacerdote Zacarias, ambos de idade avançada, e que não tinham filhos, pois, Isabel era estéreo, por obra de Deus, Isabel já se encontrava grávida de João Batista havia seis meses.

Na profecia de Zacarias, O Messias não seria um guerreiro valente que iria matar os inimigos de Israel, mas, seria um homem simples e humilde: “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre e montado sobre um jumento, sobre um asninho, filho de jumenta” (Zc 9.9).

Isaías profetizou: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Is 9.6). Seu propósito: Salvar o homem dos seus pecados: “Porque o Filho do Homem veio salvar o que se tinha perdido” (Mt 18.11).

Deus escolheu uma serva humilde, contratada para casamento, mas ainda virgem, para ser a Mãe do seu Filho Jesus: “E no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria” (Lc 1.26,27).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 04 de dezembro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete