A Assembleia Legislativa realiza, na próxima quarta-feira (3), audiência pública para discutir o uso de tecnologias modernas para garantir mais dignidade no tratamento do diabetes tipo 1 em Mato Grosso do Sul. A iniciativa é do 1º secretário da Casa de Leis, deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), em parceria com o vereador da Capital, Ronilço Guerreiro (Podemos).
A audiência pública acontece a partir das 14h30, no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, com a presença da presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia em no Estado, Dra. Bianca Rahal Paraguassú, representantes da Secretaria de Estado de Saúde, do Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e das universidades públicas e privadas.
O objetivo do encontro é ampliar o alcance de aquisição de sensores de glicose para quem tem diabetes tipo 1.
“Participei do debate que aconteceu na Câmara Municipal de Campo Grande e trago para a Assembleia Legislativa a experiência sobre o que eu aprendi, para que as pessoas possam acessar essa tecnologia fundamental para proporcionar qualidade de vida para quem convive com a doença, principalmente as crianças”, ressaltou Corrêa.
Monitor
O monitor digital é uma tecnologia que permite acompanhar as altas e baixas de glicose, com o paciente acordado ou em repouso. A aquisição dos monitores digitais de glicose de forma gratuita pela rede pública de saúde auxiliará quem tem diabetes tipo 1, uma doença crônica e autoimune em que as células do pâncreas responsáveis por produzir insulina são destruídas, resultando em produção insuficiente ou inexistente do hormônio.
Entre os sintomas estão fome e sede excessivas, vontade frequente de urinar, perda de peso, fadiga e fraqueza.
Fonte: Assessoria Paulo Corrêa – Com informações da Agência ALEMS*




