Trabalhadores recebem nesta sexta-feira (28) a primeira parcela do 13° salário, sem descontos. No entanto, o calendário de pagamentos para servidores públicos é diferente. Enquanto a Prefeitura de Campo Grande pagará em parcela única, o Governo Federal e o Estadual pagam em duas parcelas.
Para conferir se o empregador pagou a quantia certa de décimo terceiro, é possível fazer uma conta simples. Basta dividir o valor do salário integral por 12 e multiplicar o resultado pelo número de meses trabalhados. Se você trabalhou no mesmo local o ano todo, o valor pago deve ser um salário completo.
Além disso, o cálculo deve considerar médias de adicionais, como horas extras, comissões, adicional noturno e insalubridade.
Prefeitura de Campo Grande
Os servidores municipais de Campo Grande irão receber o 13º salário até o dia 20 de dezembro, em parcela única. A informação é do secretário-adjunto de Fazenda, Isaac José de Araujo.
Ao Jornal Midiamax, o representante da pasta confirmou: “Está programado. Vai acontecer até o dia 20 [de dezembro], igual no ano passado”.
Governo Estadual
Os servidores estaduais de Mato Grosso do Sul receberão a segunda parcela do 13º salário no dia 20 de dezembro, conforme cronograma da SAD (Secretaria Estadual de Administração). A primeira parcela havia sido paga em 25 de setembro.
O calendário foi publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 23 de setembro, estabelecendo que a segunda parcela corresponde à diferença entre o valor líquido do décimo terceiro salário e o valor já antecipado.
O decreto determina ainda que, para a apuração do valor líquido, serão considerados contribuição previdenciária, imposto de renda e eventual pensão judiciária, quando houver.
Governo Federal
Conforme o MGI (Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), a segunda parcela do décimo terceiro será depositada no dia 1° de dezembro. No caso do Poder Executivo, os servidores podem receber de duas formas:
- Em julho – adiantamento quando os servidores pedem para receber com as férias e solicitado até maio.
- 1° dia útil de dezembro.
Fonte: Karina Campos/Midiamax





