27.3 C
Amambai
sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Amambai realiza 31ª Formatura do PROERD e fortalece compromisso com a prevenção às drogas e à violência

Na manhã desta quinta-feira, dia 27, a AAMIR foi palco de um dos momentos mais marcantes do calendário educacional e social do município: a 31ª Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD em Amambai.

O evento, realizado às 8h, reuniu alunos do 5º ano das Escolas Municipais Antônio Pinto da Silva e Marlene Vilarinho Albuquerque, familiares, professores, autoridades civis e militares, celebrando a conclusão de mais uma etapa de formação cidadã, baseada na prevenção, responsabilidade e escolhas saudáveis.

A formatura é resultado da parceria entre a Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, a Prefeitura de Amambai, as secretarias municipais e toda a comunidade escolar, união que mantém o PROERD ativo no município há mais de duas décadas.

Autoridades prestigiam a solenidade
Entre as autoridades presentes estiveram o Diretor-Adjunto da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, Tenente-Coronel PM Evandro Pereira FERRAZ, Major PM Everton Myller Franco, comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar; o prefeito Sérgio Diozebio Barbosa, representado pela primeira-dama Maria Helena Rozin Barbosa; as vereadoras Lígia Borges e Cida Farias; o promotor de Justiça Thiago Barbosa da Silva, representando o Ministério Público Estadual; a secretária municipal de Educação, Rosemeire Charão; a secretária municipal de Assistência Social, Zanete Rodrigues Borges Corrêa; além das diretoras Liana Luiza Arâmbula Teixeira de Oliveira e Eliane Artman.

Também marcaram presença a presidente do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (COMUD), Solange Aparecida José de Souza, e a presidente do Conselho Municipal de Cidadania e Segurança Pública de Coronel Sapucaia (COMCISP), Jéssica Jandrey.

PROERD: educação, prevenção e cidadania
O PROERD é um programa educacional preventivo conduzido por policiais militares capacitados, que atua em parceria com a família e a escola para orientar crianças e adolescentes a resistirem às drogas e à violência. Em Amambai, o programa celebra 22 anos de atuação contínua, alcançando tanto a área urbana quanto as comunidades indígenas.

As aulas são ministradas semanalmente em sala, com material didático próprio, e ao final do ciclo os alunos participam da formatura, simbolizando o compromisso de repassar os ensinamentos para suas famílias e comunidade.

Instrutor destaca rede de apoio e deixa mensagem aos formandos
A formatura foi conduzida pelo instrutor 3º Sargento Adelino Aparecido de Oliveira Schibilski, policial militar desde 2010 e instrutor do PROERD desde 2015. Durante seu discurso, ele agradeceu às autoridades, às secretarias municipais, aos conselhos, aos servidores e, de forma especial, às escolas, que segundo ele, “são o coração do PROERD”.

Ao se dirigir diretamente aos formandos, o instrutor deixou uma mensagem de orientação e esperança. “Desejo que vocês vivam intensamente este período da adolescência, cheio de transformações, no qual as responsabilidades aumentam junto com a autonomia. Que tenham sabedoria e força para lidar com as dificuldades, com as pressões sociais e com as mudanças emocionais, que muitas vezes podem levar ao uso de drogas ou à violência.

Que vocês levem para a vida os valores e os ensinamentos aprendidos aqui no PROERD para fazerem escolhas seguras, saudáveis e responsáveis. Saibam que sempre poderão contar conosco, com as educadoras e com toda essa rede de apoio”, destacou.
Ele encerrou reforçando que a Polícia Militar, a escola e o poder público seguem unidos na proteção e orientação das crianças e adolescentes.

Redações, compromisso e emoção
Durante a cerimônia, representantes das duas escolas realizaram a leitura das redações do PROERD:

• Mariana Maidana Lima Neto, da Escola Antônio Pinto da Silva;
• Beatriz Matoso dos Santos, da Escola Marlene Vilarinho Albuquerque.
No momento do compromisso, os alunos Miguel Zanata Marques e Maria Emanuely Amarilha Schinaider Souza conduziram o tradicional juramento, prometendo dizer não às drogas e às pressões do caminho.

Entrega de certificados, medalhas, mascotes e bicicletas
Os alunos que se destacaram nas redações receberam certificados, medalhas e o mascote do PROERD.

Um dos momentos mais esperados da formatura foi a entrega de oito bicicletas aro 29, adquiridas com apoio do COMUD e do COMCISP, como forma de incentivo ao desempenho, frequência e dedicação dos alunos nas aulas do programa.

Foram contemplados estudantes das duas escolas, um de cada turma, encerrando a solenidade em clima de alegria, emoção e reconhecimento. Confira o nome dos alunos que receberam as bicicletas:

DA ESCOLA ANTONIO PINTO DA SILVA
5º ano A ÁLVARO JUNIOR PANEAGUA MACHADO
5º ano B ISADORA DA SILVA RODRIGUES
5º ano C JOELMA FLORES ROA CUNHA
5º ano D NERY DAVI MOREIRA ARMOA
5º ano E ARTHUR DE SOUSA

DA MARLENE VILARINHO ALBUQUERQUE
5º ano A KARINE FERNANDES RODRIGUES
5º ano B DAVY MATOSO BRITES
5º ano C CARLOS EDUARDO RISTOF RAMIRES

Encerramento com a Canção do PROERD
Para encerrar a formatura, os alunos e instrutores entoaram a tradicional Canção do PROERD, com a participação especial do Leão DARE, símbolo da coragem, da força e das escolhas inteligentes.

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de novembro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete