31.5 C
Amambai
quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Amambai participa do Encontro Anual dos Núcleos de Cooperação Socioambiental em Foz do Iguaçu

Evento reuniu representantes de diversos municípios, entidades e lideranças para celebrar os resultados de 2025, compartilhar experiências e fortalecer parcerias voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Uma comitiva de Amambai participou, no dia 27 de novembro, do Encontro Anual dos Núcleos de Cooperação Socioambiental, realizado em Foz do Iguaçu, no Rafain Palace Hotel. O evento reuniu representantes de diversos municípios, entidades e lideranças para celebrar os resultados de 2025, compartilhar experiências e fortalecer parcerias voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Integram a caravana de Amambai o prefeito Sérgio Barbosa, o presidente da Câmara Darci José da Silva, as vereadoras Suzana Ulisses, Talyta Escobar e Rosa Linda, além dos vereadores Runes de Oliveira e Jaonair Martins. Também estiveram presentes a bióloga da Semai Vânia Tomazelli, o servidor da secretaria municipal de Gestão, Daniel Luan Espíndola, o representante do polo do IFMS em Amambai Antônio Luiz Viegas, a diretora de Cultura da Sedesc Alessandra Tavares, o Grupo de Teatro Liberdade PKR e representantes da Escola Estadual Guarani, que realizou apresentação cultural durante a programação. Empresários e líderes de entidades do município também acompanharam o encontro.

Durante o evento, o prefeito Sérgio Barbosa destacou a importância da nova fase de atuação da Itaipu Binacional, que passou a incluir 35 municípios de Mato Grosso do Sul nos programas de captação de recursos. “Viemos agradecer essa virada de chave da Itaipu, que agora permite que nossas entidades, independentemente do tamanho, tenham acesso aos editais. Em Amambai, estamos trabalhando para fortalecer projetos de erva-mate, piscicultura, agricultura familiar, hortas comunitárias e ações junto às comunidades indígenas”, afirmou o prefeito.

O diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, reforçou o compromisso da instituição com o desenvolvimento regional. Segundo ele, a missão da Itaipu vai além da geração de energia, atuando também nos eixos ambiental, social e econômico. “Para isso, precisamos de parceiros como as prefeituras, câmaras, entidades e organizações locais”, destacou.

A programação do encontro contou com palestras institucionais, mesa temática sobre desenvolvimento sustentável, apresentações culturais, premiação de jovens participantes de projetos socioambientais, além da assinatura de cartas de interesse que devem fortalecer novas cooperações para 2026.

A participação de Amambai no encontro reafirma o compromisso do município com políticas públicas voltadas à sustentabilidade, inclusão social, fortalecimento das comunidades e desenvolvimento econômico regional.

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 27 de novembro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete