Os alunos da Dragões de Fogo de Amambai e Dourados passaram por mais um exame de graduação acompanhados pelo Mestre Egberto Silva e o Grão-Mestre João Valdivino L. Ferreira. No sábado, os alunos de Amambai foram avaliados para as faixas branca, amarela, laranja, azul e roxa, e no domingo os alunos de Dourados receberam as avaliações para as faixas branca, amarela, laranja, verde e azul. Ao todo, 19 alunos receberam suas novas graduações, sendo seis de Amambai e treze de Dourados.
A graduação, ou faixa, é um dos momentos mais importantes para os praticantes de artes marciais, pois é onde eles passam de uma fase de seus treinamentos para outra mais avançada, seria o mesmo que trocar de série na escola.
As graduações variam de arte marcial para arte marcial, e no Estilo Dragão é seguido o Sistema Internacional da The World Kuoshu Federation, órgão máximo do Kung Fu mundial.
A ordem de cores segue a seguinte sequência: faixa branca, amarela, laranja, verde, azul, roxa, marrom, marrom ponta preta e preta. Logo após vêm as faixas maiores, chamadas de tuan ou duen, que são: faixa preta primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto tuan. Depois vêm as graduações de Mestre, que são faixa vermelha sexto tuan, sétimo e oitavo; e, por fim, as faixas de Grão-Mestre, que são as faixas douradas de nono e décimo tuan.
Atualmente, o Mestre Egberto detém a faixa vermelha de sexto tuan e o Grão-Mestre João Valdivino detém o grau máximo de décimo tuan, sendo o único brasileiro detentor de tal grau.
Os alunos de Amambai que receberam suas novas graduações foram:
- Branca – Jefferson Tito Machado Jara
- Amarela – Marcela dos Santos Alves
- Laranja – Kelvin Axel de Araújo Miranda e Samuel dos Santos Alves
- Azul – Luiz Carlos Moreschi Neto
- Roxa (Boxe Chinês) – Márcia Ximenes Coutinho
De Dourados foram os alunos:
- Branca – Rafael Luna, Gabriel dos Santos Landa, Vinicius Franco Jara, Giovanna Albuquerque Maidana, Luiz Felipe Przybulinski Lopes, Davi Gonçalves Moreira e Laura Cruz Lima Amorim Santos
- Amarela – Pedro Henrique Cavalcante Arguelho, Luis Eduardo Cavalcante Arguelho e Enzo Hashinokuti Xavier
- Verde – Fábio Alencar Lima
- Azul – Cléber da Luz Lima
A escola Dragões de Fogo em Amambai está anexada à Phisycus Academia, sob orientação da instrutora Márcia Ximenes de Boxe Chinês, dos instrutores Mateus Vaz, Bryan Emanuel e Mayko Antônio no Kung Fu e de Isabely Pereira com os Kids. Em Dourados, está anexada ao C-Ted Clube de Tiro Esportivo e Defensivo, sob orientação do Mestre Egberto.

Fonte: Assessoria Escola Dragões de Fogo




