O hipismo vive um momento especial em Mato Grosso do Sul. Elegante, técnico e apaixonante, o esporte vem conquistando cada vez mais praticantes no estado. A maior prova disso estará reunida entre hoje (21/11) e domingo (23/11), quando o Centro Hípico Letícia Brito (CHLB) recebe a 8ª Etapa do Campeonato de Salto Estadual (CSE) e o Grand Prix do Hipismo 2025, ambos promovidos pela Federação Sul-Mato-Grossense de Hipismo (FSMH).
A etapa final chega com números impressionantes, contabilizando mais de 300 conjuntos inscritos (cavaleiro e animal, somente para os dois primeiros dias de disputas).
Atletas de diferentes idades vêm de Campo Grande e de cidades como Maracaju, Amambai, Dourados e Ponta Porã.
Um dado que chama atenção é o protagonismo feminino, já que mais de 90% dos competidores são mulheres, consolidando a força das Amazonas no estado.
As provas terão obstáculos que variam de 40 cm a 1,40 m e incluem a tradicional e emocionante categoria Xizinho, destinada a iniciantes. Ela é marcada por uma das cenas mais encantadoras do hipismo, com crianças muito pequenas, algumas ainda aprendendo a andar e já iniciando sua trajetória esportiva conectadas aos cavalos, em uma relação de confiança e sensibilidade.
No domingo, o clima de grande decisão toma conta do CHLB, que recebe as provas especiais de Grand Prix, sendo o GP Escolas e o Mini GP, somando mais de R$ 26 mil em premiação para atletas e também para tratadores. “Estamos valorizando a superação dos atletas, mas também valorizando os profissionais de bastidores, que são fundamentais para que o esporte aconteça”, destaca o presidente da FSMH, Rafael Mendes.
Além das disputas, o público poderá aproveitar o evento com entrada gratuita, provas iniciando às 8h nos três dias e uma estrutura completa, que inclui praça de alimentação e programação até o fim da tarde. “Para nós é um orgulho termos sediado a abertura do campeonato deste ano e recebermos também o encerramento, que será grandioso e terá uma estrutura toda especial para o público”, afirma Letícia Brito, do CHLB.
A final do campeonato celebra um ano de crescimento, visibilidade e fortalecimento da tradição do hipismo no Mato Grosso do Sul, um esporte que une técnica, emoção e parceria entre atleta e animal.
Tradicional, mas em plena expansão – hipismo clássico sempre chamou atenção pelo porte dos animais, pela elegância das provas e pelo respeito entre os competidores. Diferentemente de muitos esportes, não há clima de rivalidade e, o que move atletas e público é a paixão. Nos últimos anos, porém, a modalidade tem dado passos importantes para se popularizar em Mato Grosso do Sul, especialmente com escolas de hipismo que oferecem aulas mesmo para quem não possui cavalo.
Fonte: Dourados News




