A sociedade vem se transformando ao longo dos anos, principalmente em questão de mobilidade, e a Uber foi uma das maiores mudanças. Essa plataforma de mobilidade permite que pessoas consigam pedir carros de corrida, através de um aplicativo, por preços acessíveis, e o motorista, quando estiver online, verifica se aceita ou não a corrida, tornando todo o processo extremamente democrático.
Segundo dados divulgados pela própria Uber, o Brasil conta com 1,4 milhão de motoristas cadastrados na plataforma, e atualmente é o país com mais Ubers no mundo. Essa possibilidade de renda extra acabou se tornando bastante comum aos brasileiros, mas, ainda assim, é preciso seguir algumas regras.
Quais são os requisitos?
Existem alguns fatores que a Uber impõe para que alguém consiga ser motorista da plataforma, sendo eles:
- Ter a CNH definitiva, com a observação “Exerce Atividade Remunerada” (EAR).
- Enviar uma foto da CNH e do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) do automóvel que será utilizado.
- Verificação de antecedentes e elegibilidade feita pela plataforma.
- O veículo usado nas viagens precisa cumprir os requisitos, que geralmente são: possuir 4 portas, 5 lugares, ar-condicionado, ano e estado conforme o regulamento da cidade em que for rodar.
- Ter um aparelho celular que seja compatível com o aplicativo de motorista da Uber.
Como é feito o cadastro?
Com a documentação em mãos, o motorista deve se cadastrar no site da Uber ou no aplicativo para motoristas. Após a aprovação, é preciso baixar o app de motorista e começar a aceitar as corridas que surgirem.
Para quem vai usar carros alugados para a função, o ideal é escolher um plano de locação de uma locadora parceira ou contratar um veículo próprio. Para manter a estabilidade da conta, o recomendado é sempre manter uma boa avaliação entre os usuários e cuidar da integridade do veículo, para que, dessa forma, seja possível potencializar os ganhos.
Principais dúvidas sobre Uber
Quem pode ser Uber?
Qualquer pessoa pode se candidatar, se cumprir os requisitos básicos descritos acima e tiver a idade mínima para dirigir dentro do território brasileiro.
Como funciona a aprovação?
Após o envio dos documentos, a Uber checa os antecedentes e a elegibilidade. Além disso, também confere se o veículo cumpre todas as exigências. Todo o processo pode levar alguns dias.
É possível ser Uber com um carro alugado?
Mesmo sem ter um veículo próprio, é possível trabalhar pelo app. Para isso, é preciso pesquisar o aluguel de carro para Uber e escolher um que atenda aos requisitos tanto da plataforma quanto da locadora.
Dentro do site da Uber, existe a área “soluções de veículos”, destinada a motoristas parceiros, que indica locadoras parceiras, com veículos já elegíveis pela plataforma, além de manutenção, seguro e documentação incluídos no aluguel. Porém é preciso ter atenção a alguns pontos:
- verificar se a locadora pede caução ou tem limite de quilometragem;
- o carro alugado já entraria como elegível para a categoria escolhida dentro da Uber;
- caso haja troca ou encerramento de contrato, isso impactará na conta da Uber.
Mesmo com as exigências, trabalhar com a Uber pode oferecer autonomia para o motorista. Ele é quem define seus horários, dirige no seu ritmo e até mesmo pode aproveitar momentos e locais com maior demanda, de acordo com suas necessidades e seus objetivos, servindo como uma renda extra muito bem-vinda em diversos casos.
Fonte: Assessoria




