24.4 C
Amambai
terça-feira, 18 de novembro de 2025

Diretor-geral da PF diz que é ‘utopia’ controlar fronteira de MS com Paraguai e Bolívia

Na CPI do Crime, o diretor-geral apontou necessidade de investimentos para o combate de facções nas fronteiras brasileiras

O combate às facções nas fronteiras secas do país foram assunto na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Crime Organizado nesta terça-feira (18). Mato Grosso do Sul possui 1,5 mil quilômetros de fronteira com países vizinhos. O controle absoluto das faixas de fronteiras é “utópico”, afirmou o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues.

Esta é a primeira oitiva da CPI. O diretor de Inteligência Policial da PF, Leandro Almada da Costa, deverá falar na Comissão na próxima semana.

Ao presidente da CPI, senador Fabiano Contarato (PT- ES), o diretor da PF lembrou que o Brasil possui 17 mil quilômetros de fronteira. São 3,4 mil quilômetros apenas com a Bolívia.

Em contraponto, disse que os Estados Unidos possuem 3,1 mil quilômetros de fronteira com o México. “Então, os Estados Unidos e o México têm uma fronteira menor que a nossa fronteira”, pontuou Rodrigues.

Controle absoluto?

Logo, explicou que “é uma utopia se achar que a gente vai ter um controle absoluto”. Em seguida, completou afirmando que não conhece “país nenhum do mundo que tenha controle absoluto das suas fronteiras”.

No entanto, destacou que existe a possibilidade de melhorar o controle das fronteiras, incluindo as de Mato Grosso do Sul. “Nós temos que ter um maior controle, entendo que nós temos um controle bom. Temos que ter um maior controle, sempre há oportunidades de melhoria”, confessou.

Para isso, citou investimento em tecnologias como necessidade para combate ao crime nas fronteiras. Além disso, informou que os trabalhos de combate também acontecem em formato aéreo. “Paraná, Mato Grosso do Sul e Amazonas, onde nós já temos essas bases”, disse.

Fonte: Dândara Genelhú/Midiamax

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de novembro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete