Mato Grosso do Sul enfrenta nesta segunda-feira (17) um dia de forte instabilidade atmosférica devido ao avanço de uma frente fria que intensifica áreas de baixa pressão e a atuação de cavados, enquanto o transporte de calor e umidade da Amazônia reforça a formação de nuvens carregadas em todo o Estado.
Campo Grande amanheceu com céu nublado e registros de chuva leve. A meteorologia prevê cerca de 25 milímetros de precipitação ao longo do dia. A temperatura não deve passar dos 26°C.
No interior, cidades como Corumbá, Aquidauana, Dourados e Três Lagoas também têm previsão de chuva, com possibilidade de tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, especialmente nas regiões sul, sudoeste e sudeste, onde os acumulados podem superar 40 mm em 24 horas.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um aviso de tempestade com grau de severidade “perigo’, válido das 8h desta segunda-feira até as 8h de terça-feira. O alerta prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou entre 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h e risco de queda de granizo, podendo causar interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
As temperaturas máximas previstas variam conforme a região. No norte, Coxim deve alcançar 32°C, enquanto Camapuã pode chegar a 29°C. No leste, Paranaíba tem máxima estimada de 33°C, e Três Lagoas, de 30°C. No Pantanal, Corumbá e Aquidauana devem registrar até 28°C. No sul do Estado, Iguatemi pode atingir 28°C, Ponta Porã 25°C e Dourados 27°C. Já na região sudoeste, Porto Murtinho tem máxima de 29°C.

Fonte: Gabriel Neris/Campo Grande News



