“Foi do nada. O pessoal se assustou e tremeu tudo em casa. As coisas saíram do lugar e até o pó de gesso caiu. Parecia um atentado.”
O relato é do empresário Fabio Rubemar, que mora no bairro Tatuapé e registrou, do 18º andar de um prédio vizinho, a explosão seguida de incêndio próxima à esquina da Avenida Celso Garcia com a Avenida Salim Farah Maluf, na Zona Leste de São Paulo, na noite desta quinta-feira (13). Uma pessoa morreu e ao menos 10 ficaram feridas.
A imagem feita por Fabio captou bem o momento em que a explosão formou uma espécie de “nuvem cogumelo” (veja acima).
Ao g1, ele contou que estava em casa, quando ouviu o forte barulho. Como trabalhou como fotógrafo por oito anos, conseguiu fazer o registro, que deixou até alguns internautas na dúvida, achando que a foto poderia ter sido criada por inteligência artificial.
“Falaram que foi IA, mas não, garanto que foi real. Foi uma loucura. Ficou por uns cinco minutos explodindo e logo já vieram sirenes junto, graças a Deus tem uma base dos Bombeiros do lado”, disse Fabio.
“Minha sogra ligou na hora para minha esposa e chorou imaginando que tinham vítimas”, disse ainda.
“A gente não sabia muito o que fazer. Se corria, se tentava ver se todos da família estavam bem. Voavam coisas sem parar”, ressaltou.
Os bombeiros foram acionados para a ocorrência às 19h45, na Rua Francisco Bueno. A corporação constatou que a explosão veio de uma casa que armazenava fogos de artifício.
Na parte dos fundos da casa, funcionava um depósito irregular de fogos de artifício. O imóvel ficou completamente destruído. A causa do acidente será investigada.
A perícia da Polícia Técnico-Científica analisa o corpo carbonizado encontrado no imóvel para tentar identificar quem é que morreu no local. Uma das suspeitas é a de que a pessoa que morreu seja morador da residência e esteja envolvida no armazenamento ilegal de fogos.
“Estamos trabalhando com cautela para poder verificar se tem outra evidência clara quanto aos explosivos e, possivelmente, vamos passar para a Polícia Civil para ver se tem evidência maior sobre essa casa. Ainda não podemos dizer que é clandestina, porque não localizamos o dono, mas sabemos que é um depósito de fogos de artifício”, afirmou um oficial do Corpo de Bombeiros.
E ressaltou: “Evidências mostram, e passamos para a Polícia Civil, que seriam fogos que seriam usados em balões. Ainda não sabemos a causa da explosão”.
Em imagens obtidas pela TV Globo, é possível observar uma enorme nuvem de fumaça e moradores de prédios próximos ao local assustados com a explosão.
Segundo moradores, o impacto quebrou vidros de vários apartamentos em um prédio que fica próximo ao local da explosão. Carros estacionados nas ruas do entorno também foram danificados.
“Eu estava na cama vendo novela. Só ouvi um barulho terrível e a janela voou, a cortina caiu, caiu tudo, e um pó terrível entrou no meu quarto”, afirmou uma moradora à TV Globo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/M/s/b6Aic7SRODWfncOB0I0A/whatsapp-image-2025-11-13-at-20.01.30.jpeg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/s/3/Ayo06fTMCmWDeFaclBsw/whatsapp-image-2025-11-13-at-20.00.33.jpeg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/s/0/aDGPODRmCtmaq2IArrmg/visualizacao-da-imagem.png)
Fonte: Paola Patriarca, Juliana Picanço, g1 SP e TV Globo



