Uma forte chuva de granizo atingiu o município de Mato Rico, no Centro-Oeste do Paraná, na tarde de quarta-feira, 12, surpreendendo moradores e produtores rurais da região. Imagens que circulam nas redes sociais mostram ruas e propriedades cobertas por um “tapete branco” formado pelas pedras de gelo que se acumularam no chão.
Produtores de soja relataram prejuízos em lavouras que estavam na fase inicial de desenvolvimento e sofreram danos significativos. Ainda não há estimativa oficial das perdas, mas a preocupação é grande entre os agricultores, que temem impacto direto na produtividade da safra.
De acordo com o Simepar, “em Mato Rico houve a passagem de um núcleo convectivo mais forte de maneira isolada”. O órgão informou ainda que o município está sob aviso meteorológico vigente para risco moderado de tempestades isoladas.
Além de Mato Rico, o município de Jesuítas também registrou estragos após a passagem de um forte temporal na tarde desta quarta-feira.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de tempestade para 282 cidades do Paraná, que indica perigo devido ao risco de chuva intensa, ventos de até 100 km/h e queda de granizo. O aviso vale a partir da madrugada desta quinta-feira (13) e segue até o fim de sexta-feira (14).
Fonte: GMC Online





