A SES (Secretaria de Estado de Saúde) participou, nesta terça-feira (11), da entrega ao Governo do Estado de centenas de brinquedos arrecadados pela campanha ‘Caixa Encantada – Doe um Brinquedo. Compartilhe Magia’, promovida pelo Governo de Mato Grosso do Sul e coordenada pela SAD (Secretaria de Estado de Administração). A ação, que completa 10 anos em 2025, celebra o espírito natalino e mobiliza servidores públicos, voluntários e parceiros em todo o Estado.
O evento de entrega das doações da secretaria contou com a presença da madrinha da campanha, a primeira-dama Mônica Riedel, e do secretário-adjunto da SAD, Roberto Gurgel. Secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, destacou a importância da iniciativa e compartilhou um testemunho sobre o impacto real das doações. “Visitei recentemente uma instituição de longa permanência e vi lá os cobertores doados em campanhas anteriores. É uma prova de que o que fazemos tem destino, tem utilidade e chega a quem precisa”, afirmou.



A primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, agradeceu o empenho das equipes e ressaltou que o crescimento da campanha reflete a seriedade e o compromisso das secretarias. “A Caixa Encantada completou dez anos e vem crescendo a cada edição. Esse avanço acontece porque há comprometimento e sensibilidade em cada secretaria. O brinquedo tem um poder transformador — ele desperta sonhos, e muitas crianças têm no primeiro presente de campanha o início de um novo olhar sobre o Natal”, afirmou.
Secretário-adjunto da SAD, Roberto Gurgel, destacou o valor simbólico da iniciativa. “O que entregamos hoje vai além de brinquedos. É um gesto que pode mudar o olhar de uma criança sobre o mundo. Pequenas atitudes como essa têm o poder de transformar vidas”, ressaltou.
Cuidado em cada detalhe
Na SES, a mobilização envolveu servidores de todas as áreas. A secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, acompanhou de perto o envolvimento dos servidores ao doarem, embalarem e prepararem o material. “A Caixa Encantada representa mais do que a doação de brinquedos. Ela simboliza a fé, a empatia e o compromisso coletivo de transformar o Natal em um momento de esperança. Que a gente possa ser e fazer a diferença na vida das pessoas. Essa é a essência da Caixa Encantada”, pontuou.
Chefe de gabinete da secretaria, Edelma Tibúrcio fez questão de ir pessoalmente comprar grande parte dos produtos, para assegurar peças de qualidade e boa durabilidade. “A entrega de hoje é resultado de um esforço conjunto, feito com amor e propósito. Cada brinquedo foi pensado com carinho, para levar alegria e afeto às crianças”, destacou.
Um gesto que se renova a cada ano
Em 2024, a SES encerrou a campanha destacando a inclusão como o maior presente de Natal, com doações destinadas a diversas instituições do Estado. Na edição 2025, centenas de brinquedos foram entregues, reafirmando o compromisso da secretaria com a solidariedade e o cuidado humano.
Na cerimônia de entrega pela SES ao Governo neste ano, o estudante Miguel Menezes apresentou a música feita por ele especialmente para a campanha. “Caixa Encantada, Caixa Encantada, do coração pro servidor pro coração da criançada”, diz trecho do refrão.
Ponto focal da Caixa Encantada na SES, Maria Anita Medeiros resumiu a importância da ação. “A cada brinquedo arrecadado entregamos muito mais do que um presente — entregamos cuidado, alegria e esperança às crianças sul-mato-grossenses”, finalizou.


Fonte: Danúbia Burema, Comunicação SES






