Vilson Nascimento
Uma sessão solene realizada na noite dessa terça-feira, dia 4 de novembro, marcou a posse de Heliomar Klabunde e Alfredo Soares, ambos do MDB, como prefeito e vice-prefeito para o mandato que se estende até dia 31 de dezembro de 2028, em Paranhos.
Heliomar, que já administrou o município da fronteira com o Paraguai por dois mandados, entre os anos de 1.997 e 2004, havia vencido nas urnas a eleição realizada em 6 de outubro do ano passado (2024), chegou a ser diplomado, mas depois foi impedido de assumir o cargo em 1 de janeiro de 2025 por decisão judicial.
Ele recorreu da decisão e há duas semanas, por 4 votos a 1, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que Heliomar e Alfredo deveriam assumir seus respectivos cargos.
Em seu discurso durante a solenidade, na noite dessa terça-feira (4), Heliomar Klabunde disse que sua posse é um ato de justiça e fé. “Fui eleito prefeito municipal de Paranhos pela vontade soberana do nosso povo e essa vontade jamais pode ser apagada”, disse o prefeito. ASSISTA NO VÍDEO ABAIXO
Em seu discurso de posse Heliomar Klabunde também destacou que quer fazer uma gestão voltada para a busca do desenvolvimento do município, priorizando o bem-estar da população paranhense e de diálogo com as instituições e segmentos, entre eles, a Câmara Municipal e os vereadores.
O prefeito também agradeceu o apoio, segundo ele, incondicional de seus familiares, tanto na campanha como no período em que buscava na justiça, o direito de exercer o mandato que a maior parte da população de Paranhos lhe conferiu através do voto nas urnas em outubro de 2024, bem como a cada, segundo ele, parceiro que abraçou seu projeto político em prol ao desenvolvimento do município, vindo a sagrar-se vitorioso nas eleições de 6 de outubro de 2024.
A cerimônia de posse de Heliomar Klabunde e Alfredo Soares como prefeito e vice-prefeito foi dirigida pelo presidente da Câmara Municipal de Paranhos, vereador Claudenir Costa de Oliveira, o “Chacal”, mas todos os demais oito vereadores que compõe a atual legislatura, em Paranhos, o vereador João Maria de Quadros, o “Joãozinho”, vice-presidente, a vereadora Elizabeth Brites Benites, a “Professora Beth”, 1ª secretária da Casa de Leis e os vereadores, Milton Rogério da Silva, o “Milton Mecânico”, Cleber Valiente, Alex Nicola Ratier, o “Alex Enfermeiro”, Ubaldo Fernandes, o “Capitão Ubaldo”, Anderson Michel Fernandes e Robson Drews, também estiveram presentes no ato de posse e fizeram uso da palavra, agradecendo o agora ex-prefeito Hélio Acosta pela parceria com o Legislativo durante os dez meses que administrou Paranhos e se colocando a disposição do novo prefeito, Heliomar Klabunde, para trabalhar em prol ao desenvolvimento do município.
Em seu pronunciamento (ASSISTA NO VÍDEO ABAIXO) o ex-prefeito Hélio Acosta agradeceu o apoio que recebeu da Câmara Municipal e do funcionalismo público municipal de Paranhos durante seus dez meses de mandato como prefeito, desejou boa sorte e se colocou a disposição da nova gestão de Heliomar Klabunde para promover o desenvolvimento do município.
Hélio Acosta havia se elegido para seu quarto mandato como o vereador, como o mais votado nas eleições de 2024. Em 1 de janeiro de 2025 foi eleito presidente da Câmara e como o então prefeito eleito, Heliomar Klabunde, foi impedido de assumir por determinação judicial, ele, como presidente do Legislativo Municipal, assumiu como prefeito interino do município até abril, quando venceu a eleição suplementar convocada pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), vindo a renunciar o cargo de vereador e assumido efetivamente o cargo de prefeito de Paranhos.
Com a decisão do STF, dando a Heliomar Klabunde o direito a assumir o cargo para qual havia sido eleito em 2024, a eleição suplementar de abril foi anulada e Hélio Acosta acabou ficando sem mandato.

Autoridades e representantes de vários segmentos da sociedade de Paranhos e região estiveram presentes na Câmara Municipal de Paranhos na noite dessa terça-feira (4) para prestigiar a posse de Heliomar Klabunde como prefeito e Alfredo Soares como vice-prefeito, entre elas o prefeito de Tacuru e presidente do Conisul (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul), Rogério Torquetti e o prefeito de Amambai, Sérgio Diozébio Barbosa, que estava acompanhado pelo seu vice-prefeito, Jaime Vizzotto. O deputado federal Rodolfo Nogueira foi representado na ocasião pelo seu assessor, Denny Palma.

VEJA ABAIXO MAIS FOTOS DA SOLENIDADE DE POSSE













































































































































































