25 C
Amambai
segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Vereadora Marinalva solicita nomeação urgente de Peritos Médicos Federais para o INSS de Caarapó

Para a parlamentar, a falta de profissionais tem provocado graves prejuízos à população e dificuldade de acesso a benefícios previdenciários

A vereadora Marinalva de Souza Farias da Costa (PSDB) apresentou requerimento à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caarapó solicitando o envio de expediente ao deputado estadual Zé Teixeira, ao ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz Maciel, e ao gerente executivo do INSS, Raimundo Martin Pereira Ruiz, pedindo providências urgentes para o provimento de cargos de Perito Médico Federal na Agência da Previdência Social (APS) de Caarapó.

Segundo a parlamentar, a falta de profissionais tem provocado graves prejuízos à população e dificuldade de acesso a benefícios previdenciários. “A situação é crítica e afeta diretamente os segurados que dependem da perícia médica para garantir seus direitos. Este é um pedido que vem da própria população, que vem sofrendo e tendo que se deslocar para outras cidades em busca de realizar suas perícias. É uma questão de dignidade e de justiça social”, destacou Marinalva.

A vereadora lembrou que já apresentou indicações anteriores sobre o mesmo tema, reforçando a persistência do problema e a necessidade de uma solução imediata. “Não se trata de um pedido novo, mas de uma demanda recorrente que precisa, com urgência, ser resolvida. A comunidade de Caarapó não pode continuar sendo prejudicada pela falta de estrutura no atendimento do INSS”, afirmou.

O pedido tem como base o concurso público vigente do INSS, homologado em julho de 2025, que possibilita a nomeação imediata de candidatos aprovados para suprir a carência de peritos médicos em todo o país. Para Marinalva, essa é a alternativa mais rápida e eficaz para regularizar o atendimento na agência local.

“A nomeação dos aprovados garantirá o pleno funcionamento da unidade de Caarapó, reduzirá o tempo de espera e assegurará o direito fundamental à Previdência Social de toda a população”, enfatizou a vereadora.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 03 de novembro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete