28.4 C
Amambai
sábado, 1 de novembro de 2025

Dia de Finados: Cemitérios de Amambai estarão abertos à visitação a partir das 4h da madrugada informa administração

A previsão é de chuva para este domingo, 2 de novembro, Dia de Finados, segundo a meteorologia.

Vilson Nascimento

Os cemitérios de Amambai vão abrir as portas para visitação neste domingo, 2 de novembro, Dia de Finados, a partir das 4h da madrugada e permanecerão abertos até às 19h.

A informação é do administrador dos dois campos santos existentes na cidade, Felipe Oliveira.

Segundo Felipe, tanto o Cemitério Municipal Santo Antônio quando o Cemitério Municipal Crepúsculo passaram por manutenção, por parte da prefeitura e estão prontos para as visitações, que tiveram início já nessa sexta-feira, dia 31 de outubro.

Os cemitérios em Amambai

No Cemitério Santo Antônio, que é secular, onde levantamentos realizados pela reportagem do grupo A Gazeta, o túmulo mais antigo, possivelmente o primeiro a ser construído é datado de 1909, ou seja, foi construído há 116 anos, o ponto mais visitado anualmente é a “Cruz Mestre”.

Dia de Finados: Cemitérios de Amambai estarão abertos à visitação a partir das 4h da madrugada informa administração
A Cruz Mestre é um dos pontos mais visitados anualmente no Cemitério Municipal Santo Antônio, no Dia de Finados.

No Cemitério Municipal Crepúsculo os túmulos seguem um padrão de edificação e o acesso que hoje é de terra, deverá ser pavimentado em breve, segundo a gestão municipal.

De acordo a administração, no Santo Antônio não há um registro oficial sobre o número de pessoas sepultadas, mas são mais de 11,5  mil túmulos e vários jazidos, onde boa parte deles pertencem a famílias e existem vários membros sepultados na mesma localidade.

Já no Cemitério Municipal Crepúsculo que é relativamente novo, essa prática de construções de capelas e monumentos não é permitida, tendo em vista que os túmulos devem seguir um padrão estrutural de edificação. 

O Cemitério Municipal Crepúsculo está situado no prolongamento da Rua Cassiano Marcelo, na saída para Aral Moreira, distante cerca de 900 metros do perímetro urbano.

Previsão de chuva

De acordo com o Clima Tempo a previsão é de chuva para este domingo, dia 2 de novembro, Dia de Finados, em Amambai.

VEJA ABAIXO

Dia de Finados: Cemitérios de Amambai estarão abertos à visitação a partir das 4h da madrugada informa administração

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 31 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete