Vilson Nascimento
Com objetivo, entre outros, de orientar os moradores sobre os tipos de árvores que podem e não podem serem plantadas em perímetro urbano, o presidente da Câmara Municipal, vereador Darci José da Silva (PSD), apresentou uma indicação pedindo ao Executivo Municipal, a elaboração de um Guia de Identificação de Árvores e Manual de Arborização Urbana, em Amambai.
Na indicação destinada ao prefeito, Sérgio Diozébio Barbosa, o presidente do Legislativo Municipal sugere que seja firmada uma parceria entre a prefeitura, através da Semai (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) para a formalização do manual.
Darci destaca, ao justificar o pedido, que a arborização urbana é um dos pilares do desenvolvimento sustentável e da qualidade de vida da população.
Segundo ele o recente lançamento do Guia de Identificação de Árvores e Manual de Arborização Urbana da capital do Estado, Campo Grande, desenvolvido em parceria com a UFMS, serve de referência para o planejamento ambiental e paisagístico, ao reunir informações sobre espécies recomendadas, não recomendadas e proibidas para plantio em área urbana, além de orientações técnicas sobre manejo e preservação.
“A criação de um material semelhante aqui em Amambaí permitirá que o município disponha de um instrumento técnico próprio, adequado à sua realidade climática e geográfica, servindo de apoio a servidores públicos, profissionais da área e cidadãos interessados no plantio correto de árvores em calçadas, praças e áreas públicas”, disse o vereador.
Darci José da Silva destacou também que tal iniciativa contribuirá para evitar danos à rede elétrica, calçadas e tubulações, promover a educação ambiental e consolidar uma política municipal de arborização planejada, com base científica e participação comunitária.
“Consideramos a criação de um guia dessa natureza, adequado a nossa realidade aqui em Amambai, um tema de relevante importância para nossa comunidade e tenho certeza que a administração municipal vai buscar meios para atender a essa demanda”, disse Darci.
Veja abaixo a indicação na íntegra





